Manteiga Ghee: Por Que Adicioná-la à Sua Rotina?

Manteiga Ghee: Por Que Adicioná-la à Sua Rotina?

Um pão com manteiga no café da manhã é um item essencial para muitos brasileiros que não abrem mão do mesmo. Entretanto, você já ouviu falar a respeito de um novo tipo de manteiga, chamada Ghee?

Tradicionalmente utilizada na Índia há muitos anos, a Manteiga Ghee, também conhecida como “ouro líquido” e “manteiga clarificada”, tem se tornado cada vez mais popular em outros países.

Constata-se que na Medicina Ayurveda, a qual busca a harmonia entre corpo, mente e alma, a Manteiga Ghee representa um ótimo remédio. Sendo assim, para os indianos mais antigos, a manteiga possui propriedades capazes de melhorar a flexibilidade e a memória, além de auxiliar na purificação.

Mas afinal, quais são os benefícios que esse tipo de manteiga pode oferecer à população?

Certamente, ao longo do texto tiraremos suas dúvidas, apresentando como essa manteiga é preparada e o porquê de algumas pessoas preferirem utilizá-las.

Como é produzida a Manteiga Ghee?

A Ghee pode ser produzida tanto a partir do leite de vaca, quanto do leite de búfala. Posto isso, ao longo do processo de clarificação, a manteiga é derretida em banho-maria, posteriormente, os resíduos ficam na superfície em forma de uma densa espuma. Em seguida, a mesma é retirada a fim de que sobre apenas o óleo dourado, sendo assim, livre de elementos sólidos, água, açúcares e toxinas do leite.

Benefícios adquiridos ao consumir a manteiga

Primeiramente, vale ressaltar que o consumo deve ser moderado para que tais benefícios sejam adquiridos, visto que se trata da ingestão de uma gordura. Portanto, de acordo com a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) deve-se evitar ingerir mais de 10% das calorias diárias em gordura saturada.

Dessa forma, através de um consumo saudável, listaremos alguns dos benefícios da Manteiga Ghee:

  • Uma vez que os componentes sólidos são retirados, a Ghee não contém lactose, favorecendo, dessa forma, aqueles que são intolerantes. Contudo, em casos de intolerâncias mais severas, é preferível optar pelas manteigas Ghee industrializadas, que, consequentemente, serão mais puras e homogêneas;
  • Não contém caseína, proteína proveniente do leite. Uma vez que também é retirada da manteiga, pode ser consumida, então, por quem possui esse tipo de alergia;
  • É livre de sódio;
  • Possui ponto de fumaça elevado (252ºC), ou seja, suporta altas temperaturas por períodos mais longos, sem que haja liberação de substâncias nocivas à saúde, por exemplo;
  • Também possui butirato, isto é, um tipo de ácido graxo cuja finalidade é a absorção de nutrientes. Como consequência, apresenta também uma fácil digestão;
  • Ademais, é uma ótima fonte de vitaminas lipossolúveis como, por exemplo, vitaminas A, D, E e K. Dessa maneira, as mesmas tem a finalidade de auxiliar a manter peles e cabelos saudáveis além de melhorar a cicatrização.

Diferenças entre a manteiga tradicional e a manteiga Ghee

Ambas possuem composições nutricionais semelhantes, todavia, a Ghee possui mais calorias do que a tradicional em virtude de ser composta apenas por gorduras. Porém, tais diferenças são mínimas, de modo que não irão afetar o consumidor quando ingerida na quantidade correta.

Além disso, a manteiga Ghee, diferentemente da tradicional, não possui sódio, como já citado acima.

Desse modo, diante de tantas informações, agora você já sabe mais sobre a Manteiga Ghee e quais os benefícios que ela pode trazer à sua rotina alimentar.

Gostou do conteúdo? Fique atento aos novos posts presentes em nosso Blog. E descubra mais sobre outros artigos que possam ser de seu interesse acessando os links abaixo:

Impressora 3d: Vamos Imprimir Comida?

Algas de Lagoas Como Superalimentos

Konjac a Nova Tendência para Dieta Low Carb

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *