Konjac: A Nova Tendência para Dieta Low Carb

Konjac: A Nova Tendência para Dieta Low Carb

A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com
sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito. É necessário ter cuidado com a nossa alimentação, atualmente existem algumas estratégias que auxiliam na perda de peso, hoje mostraremos um pouco sobre a Low carb.

Primeiramente, o que é dieta Low Carb?

Trata-se de um conceito, como o nome expressa , de uma dieta que consiste na diminuição da ingestão de carboidratos. Low Carb é uma estratégia de alimentação utilizada desde o século 19 no tratamento de obesidade. Além disso, sua eficácia tem sido demonstrada por ensaios clínicos randomizados e suas meta-análises. Inúmeras dietas podem se adequar nessa proposta, modalidades como : paleo, a South Beach, a Zone Diet, a Slow Carb, até mesmo a cetogênica, podem conter princípios da low carb adequando de acordo com as suas variáveis.

Low Carb no organismo:

A maioria dos alimentos processados contém um alto teor de carboidrato, que entram em nosso organismo e transforma-se em glicose (açúcar). Com isso, para reduzir este açúcar no sangue o corpo libera insulina que suspende a queima de gordura, converte o açúcar em gordura e estoca esta gordura.

 Konjac e Desenvolvimento de Novos Produtos:

Seguindo esse princípio os adeptos à dieta low carb seguem uma alimentação mais natural baseada em legumes, verduras e proteínas, logo sugiram novos alimentos processados com redução de carboidratos. Bem como que auxiliassem na “substituição” de alguns
alimentos tradicionais ricos em carboidratos, remetendo a textura e consistência.

O Konjac é um exemplo, oriundo de uma planta asiática, tradicional de países orientais, rico em fibras e zero em carboidratos líquidos. Em contato com a água forma uma substância de consistência gelatinosa e comumente cortada na forma de macarrão. Outrossim ele é composto por uma fibra solúvel chamada glucomanano uma fibra não digerível que absorve bem o volume de água, mas não possui muitos nutrientes, pois é baixo em calorias, carboidratos e gorduras.

As fibras auxiliam no funcionamento intestinal, aumenta a sensação de saciedade e servem como alimentos para as bactérias da microbiota intestinal . O konjac não possui glutén tornando-se uma ótima opção para pessoas celíacas.

Atualmente, mais de 80% dos brasileiros buscam por uma alimentação mais saudável, comprovada por uma pesquisa realizada Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) 71% dos entrevistados apontam que preferem produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar caro por eles.

Obs: Lembrando que dieta deve ser orientada por um nutricionista.

Se tiver interesse no Desenvolvimento de novos  Produtos a CETA Jr. pode ajudar.

Saiba mais em: Qual a importância de desenvolver um novo produto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *