Chocolates: Variedades e Benefícios

Chocolates: Variedades e Benefícios

Você sabe o porquê de as pessoas trocarem chocolates no período da páscoa? Qual a sua origem?

A Páscoa é um feriado milenar celebrado por religiosos cristãos, que trocavam ovos de galinha decorados na Semana Santa com símbolo da celebração da ressurreição de Cristo. Além disso, a tradição dos ovos de chocolate começou na França no século XIX, porém a origem do chocolate foi no México, onde foram encontradas as primeiras plantas de cacau.

Atualmente, o país que mais consome chocolate no mundo é a Suíça, cerca de quase 9 kg por habitante anualmente. Por mais que no Brasil, o consumo seja bem menor, cerca de 2 kg por habitante anualmente, torna-se evidente a relevância do chocolate na vida do brasileiro. Cerca de 75% da população consome chocolate, segundo a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de chocolates, Amendoim e Balas).

Tipos de chocolates:

Sabe-se que existem diversas variações de chocolate. Essas classificações, não se limitam somente ao sabor do chocolate e a proporção dos seus ingredientes, mas também ao tipo de gordura das quais ele é feito.

Quanto aos ingredientes:

  • Amargo e Meio Amargo – Os chocolates amargo e meio amargo não só utilizam um volume acima de 50% de massa de cacau em sua formulação, como também possuem pouco açúcar e pouco teor de gordura, tendo o cacau como principal ingrediente.
  • Ao leite – É evidente que o chocolate ao leite é o mais comum no mercado, ele possui açúcar, leite e teores de cacau menores que 50% em sua composição. Esses ingredientes tornam esse tipo de chocolate mais cremoso.
  • Branco – O chocolate branco é o único que não leva as amêndoas de cacau processadas em sua composição, utilizando somente a manteiga do cacau, açúcar e leite.
  • Ruby (rosado) – O chocolate Ruby possui coloração naturalmente rosada e é feito a partir de frutos do cacau cultivados no Brasil, Equador e na Costa do Marfim.
  • Soja – O chocolate de soja, apesar de serem bastante calóricos, não levam leite em sua composição, permitindo o consumo a intolerantes a lactose também.
  • Light – O chocolate light possui redução de no mínimo 25% de gordura ou açúcar do produto, ajudando no emagrecimento.
  • Zero – O chocolate zero não possui algum componente específico (como lactose, açúcar, gorduras), podendo conter ou não menos calorias.
  • Diet – O chocolate diet possui pouco açúcar (ideal para diabéticos) mas com adição maior de gorduras.

Quanto aos tipos de gordura:

  • Nobres- O chocolate nobre possui grande quantidade de manteiga de cacau em sua composição, sendo necessário realizar uma técnica específica antes de moldar o chocolate e transformá-lo em ovos de Páscoa, bombons, etc.
  • Fracionados – O chocolate fracionado engloba todos aqueles que utilizam gordura vegetal, geralmente de palma, para fabricá-lo. Possuem menos manteiga de cacau e uma grande porcentagem de gordura em sua composição.
  • Hidrogenados – O chocolate hidrogenado é o mais barato de todos, a manteiga de cacau é substituída parcialmente ou integralmente por gordura vegetal hidrogenada.

Benefícios:

O chocolate é um alimento com alto teor energético, embora seja um grande vilão de muitas dietas. Entretanto, já foi comprovado que apesar do alto teor de gordura e açúcar, o consumo moderado pode trazer benefícios à saúde, como:

  • Estimular o sistema nervoso central e os músculos cardíacos;
  • Aumentar a sensação de bem estar, pois ajuda a libertar o hormônio serotonina;
  • Diminuir a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea;
  • Possui ação antioxidante;
  • São anti-inflamatórios.

Com isso, observamos que a grande variedade de chocolates no mercado alimentício e os diversos benefícios que ele nos traz contribuiu para a tradição se tornar tão popular e amada em todo o Brasil.

Gostou do conteúdo? Então para mais notícias como essa fique atento ao nosso Blog e descubra muitos outros posts como esse em: Açúcar: Substitua de Forma Saudável!

Valor Nutricional dos Alimentos: Seja uma Empresa Consciente

Organic Product: What You Need To Know

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *