Açúcar: Substitua de Forma Saudável

Açúcar: Substitua de Forma Saudável!

O brasileiro tem um paladar doce, é fato. De acordo com o Ministério da Saúde, consumimos 80g de açúcar ao dia, o equivalente a 18 colheres de chá. É mais do que três vezes a quantidade ideal de 25g recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Sem dúvida estamos cercados por ele, e consumi-lo é delicioso. No entanto, esse exagero está ligado a vários problemas. Uma vez que o açúcar incentiva comer em excesso, causa problemas de saúde como obesidade e diabetes, desequilíbrio no colesterol e outras doenças.

Por causa disso, tem se buscado hoje em dia substitutos para esse ingrediente. Todavia, nem todos os substitutos surgem da mesma forma. Ao passo que alguns são adoçantes sem caloria desenvolvidos em laboratório. Enquanto outros não são tão naturais quanto a frutose ou a lactose, mas são considerados alimentos integrais reais. Desse modo, aqui estão algumas das alternativas mais comuns e seus melhores usos para ajudá-lo a determinar a escolha certa para você.

Mel

Informação nutricional: Uma colher de sopa de mel contém cerca de 64 calorias e 17 gramas de carboidratos. Sendo então um pouco mais que o açúcar branco (cerca de 12 a 13 gramas de carboidratos).

Para começar, o mel não é tecnicamente um açúcar natural. Sim, é encontrado na natureza, mas lembre-se, apenas a frutose e a lactose são consideradas naturais. Ou seja, o mel é uma substância alimentar criada por abelhas quando processam o néctar. Portanto, é tecnicamente um alimento completo que pode oferecer alguns benefícios à saúde. Pesquisas sugerem que o mel tem propriedades antioxidantes, mas é melhor você comer frutas e vegetais para maximizar esses benefícios.

Xarope de bordo

Informação nutricional: Uma colher de sopa contém cerca de 52 calorias e 13 gramas de carboidratos.

Como o mel, o xarope de bordo é encontrado na natureza – essencialmente seiva concentrada de árvore de bordo – mas não é considerado um açúcar natural. Enquanto xarope de bordo é menos doce que o açúcar de mesa, seu sabor é mais rico e a composição de calorias é quase igual. Melhor uso: Aproveite a consistência líquida do xarope de bordo e misture-o em chá gelado ou use como uma marinada. Também funciona bem na farinha de aveia. Além disso, alguns atletas o consomem durante atividade física de alta intensidade.

Açúcar de coco

Informação nutricional: Uma colher de sopa tem cerca de 48 calorias e 12 gramas de carboidratos.

Este adoçante, feito de seiva de coqueiro, está em ascensão. E também, o açúcar de coco pode reter alguns dos nutrientes da palma original, incluindo ferro, zinco, cálcio e potássio. Mas, como o mel, é melhor você obter esses nutrientes de alimentos integrais. Ao contrário de outros açúcares, o açúcar de coco tem um índice glicêmico mais baixo, graças ao seu teor de fibras. Melhor uso: Experimente assar com açúcar de coco ou misturar com café ou chá. Comparado a outras alternativas de açúcar, o açúcar de coco assa bem, e é um pouco menos refinado.

Estévia

Informação nutricional: Uma colher de sopa tem 0 calorias e 1,5 gramas de carboidratos.

O extrato de folhas de estévia é um adoçante de caloria zero proveniente da planta estévia. Assim sendo, é 200 a 300 vezes mais doce que o açúcar, o que significa que você não precisa usar tanto para a mesma doçura. Dito isto, tem um sabor nitidamente diferente do açúcar de mesa normal. Melhor uso: Alimentos que você poderia evitar, caso esteja de olho na ingestão de açúcar, como doces ou águas com sabor.

Sucralose

Informação nutricional: Uma colher de sopa tem zero calorias.

Embora a sucralose seja derivada de uma molécula de açúcar, não é realmente açúcar – é artificial. A sucralose é cerca de 600 vezes mais doce que o açúcar e não oferece calorias nem nutrientes. Segundo a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA a Sucralose é “geralmente reconhecida como segura”. Porém, ela tem sido associada ao câncer em estudos com animais. Por esse motivo, a Center for Science in the Public Interest (CSPI) classificou a sucralose como “insegura”, recomendando o uso de estévia ou xilitol. Melhor uso: Se você quer muito um refrigerante, mas não quer as calorias, uma bebida dietética adocicada com sucralose não vai te fazer mal. Apenas controle a quantidade.

Aspartame

Informações nutricionais: Como o açúcar, ele tem 4 calorias por grama, mas tem um sabor mais doce que o açúcar.

O aspartame é um adoçante artificial, não nutritivo e de zero calorias que, como a sucralose, é comumente utilizado em bebidas dietéticas. Da mesma forma, o CSPI também classificou o aspartame como “inseguro” com base em estudos em animais que associaram o adoçante ao câncer. No entanto, devido aos efeitos inconsistentes em homens e mulheres, os pesquisadores não poderiam dizer que o aspartame é, na verdade, um carcinógeno. Melhor uso: Como a sucralose, uma lata ocasional de refrigerante diet adoçado com aspartame provavelmente não lhe fará mal. Mas a melhor opção seria algo sem calorias ou água com limão.

Álcoois de açúcar – Xilitol e Eritritol

Informações nutricionais: Os álcoois de açúcar contêm cerca de 1,5 a 3 calorias por grama.

Você pode ter visto seu chiclete sem açúcar favorito adoçado com xilitol ou eritritol. Primeiramente, esses são álcoois de açúcar, que não são nem carboidratos nem açúcar, são uma contraparte do álcool. Logo, são encontrados naturalmente em frutas e vegetais, mas a maioria é criada a partir de molécula de açúcar e usada em alimentos “diet”. Por não serem digeridos pelas bactérias da boca, não causam cáries e, por isso, costumam estar presentes em balas e chicletes. Melhor uso: Doces sem açúcar costumam usar álcoois de açúcar como adoçantes e não vão estragar os seus dentes.

Diante de todos esses fatos agora você já está por dentro do assunto. Gostou de saber mais sobre as alternativas no uso do açúcar? Então para mais notícias como essa fique ligado em nosso Blog e descubra muitos outros posts como esse em: Quarantine The Search for Healthiness, Cozinha Hi-Tech: Tecnologia e Comida Saudável?, Tendências para 2020 no Ramo de Alimentos. Além disso, nós da CETA Jr. estamos disponíveis para contato!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *