Aditivos Alimentares Sintéticos x Naturais

66

A definição base de aditivos segundo a ANVISA é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, a condicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento”. 

De uma forma mais simplificada, os aditivos são usados para preservar os alimentos, melhorar o seu aspecto visual, seu sabor e dor, e estabilizar sua composição. Além disso, são empregados para aumentar o valor nutritivo e evitar a sua decomposição ou oxidação com o passar do tempo, isto é, prolongar o tempo de vida dos alimentos processados. Nesse grande mundo de aditivos temos a divisão entre os naturais e os sintéticos, mas muitas questões são levantadas quando pensamos o que são eles? Qual é o beneficio de usar um e não o outro?  

 Os aditivos tem umas divisões, sendo as mais conhecidas: 

  1. Aromatizantes 
  2. Corantes 
  3. Conservantes  
  4. Edulcorantes ou adoçantes  
  5. Antioxidantes  
  6. Estabilizantes  

 

Além disso, para a decisão se deve-se utilizar ou não algum aditivo podemos levar em consideração dois fatores, sendo o primeiro quando os alimentos não podem ser submetidos a processos de conservação ou onde o tratamento térmico não é suficiente para destruir certos microrganismos e o segundo a sua inofensividade em relação a saúde publica. 

Os aditivos químicos são usados em alimentos de todas as variedades e são constituídos pelas substâncias que não são naturalmente encontrados. Nas indústrias que os produzem são feitos constantemente pesquisas para realizar melhorias e definir quantidades que um indivíduo pode consumir sem acarretar em doenças a longo prazo.

Já os aditivos naturais são extraídos de fontes naturais como óleos essenciais derivados de especiarias ou frutas como o limão e a lima, e esses aditivos vem ganhando bastante espaço nos mercados comparando com os aditivos sintéticos. A sociedade vem apresentando maior preocupação em relação a saúde e mesmo esses aditivos tendo um custo maior eles veem sendo escolhidos dentre as opções.  

Sendo assim, muitas indústrias já relataram que os consumidores solicitam cada vez mais a redução da utilização de aditivos sintéticos. Bem como, melhorias na experiência sensorial do consumidor com outros tipos de aditivos naturais, dando a percepção do produto como fresco e natural. Leia um pouco mais sobre os Conservantes naturais e descubra seus benefícios! 

 Ficou interessado? Surgiu alguma dúvida? Nós da CETA Jr. Podemos lhe ajudar, entre em contato com a nossa equipe.  

 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *