Conservantes naturais: uma alternativa para melhoria

Conservantes naturais: uma alternativa para melhoria

É indiscutível que o mercado de produção passa por diversas mudanças ao longo do tempo e o que dita essa mudança é exatamente o principal alvo do mesmo, o consumidor. Com o avanço tecnológico o mundo da comunicação se expandiu, dissipando cada vez mais o conhecimento. Esse fato instigou o consumidor a querer saber o que realmente está comendo.

Uns dos constituintes mais utilizados hoje em dia são os conservantes. Você os conhece? Estes são substâncias químicas naturais ou artificiais usadas para a conservação de alimentos, produtos farmacêuticos, tintas, madeiras e outros diversos produtos. Ademais eles podem proteger da ação de bactérias, fungos e reações químicas que possam tornar o item impróprio para uso ou afetar negativamente a vida de prateleira do mesmo.

Conservantes:

Os conservantes podem ser considerados como aditivos, pois seu propósito é apenas a conservação do produto. Além disso, procuram sempre não alterar as propriedades físicas, químicas e nutritivas dos alimentos.

Em muitas áreas os conservantes artificiais estão sendo substituídos por opções mais naturais atreladas ou não a outros tipos de métodos de conservação, a fim de se obter um produto com características mais naturais, atraindo o consumidor para uma alternativa nutritiva com menos compostos sintéticos em sua composição.
Para que um conservante natural possa ser utilizado em um alimento é necessário ter o conhecimento adequado de sua composição e como ele afetaria o produto, sua relação com a quantidade de produção, sua eficiência em conservar o alimento e suas especificações de acordo com as legislações vigentes.

Curioso em saber como funcionam os conservantes naturais e se é possível utilizá-los para melhoria do seu produto? Entre em contato com a CETA Jr. e descubra como conservá-lo, entregando sempre um produto de alta qualidade para o seu cliente. Gostou do assunto abordado? Então, se liga no post sobre Aditivos Alimentares Sintéticos x Naturais

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *