No dia 19 de maio de 2018 a comissão da União Europeia, através do Jornal Oficial da União Europeia, publicou um regulamento proibindo a importação de carne dos frangos de cerca de 20 frigoríficos brasileiros. Isso ocorreu devido às denúncias de fraudes cometidas por fiscais agropecuários federais e empresários, decorrentes da terceira fase da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal, em março de 2017. A medida proposta pela comissão europeia é relativa, principalmente, às deficiências detectadas no sistema brasileiro oficial de controle sanitário. As investigações ocorreram devido às fraudes encontradas em resultados de análises laboratoriais relacionadas à contaminação bacteriana da Salmonella pullorum.
Por que foi suspenso?
Conforme a União Europeia foi detectada a presença dessa bactéria em 0.6% das amostras. Ao informar às autoridades brasileiras, não recebeu nenhuma justificativa, nem medidas corretivas. Decidiu, então, suspender a entrada desses produtos, alegando que os frigoríficos embargados descumpriram a regra de tolerância zero para a presença de qualquer tipo de Salmonella pullorum, exigida para a venda de carne de frango in natura. Assim, apresentando riscos para a saúde pública. A decisão tomada pela comissão entrará em vigor 15 dias após a decisão ser oficialmente publicada.
Quer adequar sua produção de frango nas normas exigidas para a comercialização, porém não sabe como fazer? A CETA Jr. pode te ajudar a partir de nossas soluções oferecidas, como por exemplo a de adequação a legislação. Entre em contato com um de nossos analistas e saiba mais! Está esperando o que para investir no seu futuro?
Se você gostou de saber um pouco mais sobre a questão dos frangos também irá gostar de ler sobre: Adulteração do Mel: Identificação e Impacto Gerado, Food Frauds: Será que estou sendo enganado?, Você já ouviu falar das fraudes em laticínios? e Transparência nas Indústrias de Alimentos: Aumente suas vendas! Fique ligado no nosso Blog para receber outros conteúdos como esses.
Uma resposta