Você já ouviu falar das fraudes em laticínios?

Fraudes em Laticínios

A demanda por laticínios com maior vida de prateleira, conservação das características sensoriais, nutritivas e de segurança são requisitos cada vez mais importantes. Considerável também para as indústrias e consequentemente para o produtor, visto que a qualidade do leite tem como ponto de partida o local de produção.

Com isso, os produtores de leite têm sido pressionados a melhorarem a qualidade do leite produzido. Para esse fim, muitos têm buscado assistência técnica e realizado investimentos. Outros, por sua vez, tentam mascarar a má qualidade ou aumentar o lucro por meio de adulterações.

O que seria leite adulterado?

Considera-se leite fraudado, adulterado ou falsificado quando este for adicionado de água. Além de ter sofrido subtração de qualquer dos seus componentes ou for adicionado de substâncias conservadoras ou de quaisquer elementos estranhos à sua composição. Como por exemplo: soro de leite, neutralizantes para mascarar a acidez, reconstituintes de densidade e crioscopia (sal, açúcar e amido), entre outros.

Essas adulterações ameaçam a saúde da população de uma maneira geral, e principalmente dos imunologicamente mais frágeis como crianças e idosos, além de causar problemas perante a lei para o estabelecimento e para o produtor.

Por esses motivos, alguns aspectos são fundamentais para que o leite apresente uma excelente qualidade, e a CETA Jr. possui serviços essenciais que irão ajudar a manter esse padrão de excelência dos laticínios, como o Manual de Boas Práticas de Fabricação , o Treinamento de Higiene e Manipulação e o Mapeamento de Processos.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *