Validade dos Alimentos: Qual a Importância

Validade dos alimentos: Qual a Importância?

Inicialmente, faz-se necessário esclarecer que o prazo de validade é o tempo de duração dado a alimentos e outros itens antes de serem considerados inadequados para venda ou consumo. Logo, é determinado uma norma através da qual é estabelecido um período no qual o torna seguro e adequado à utilização.

É possível que você já suspeite de alguns dos motivos pelos quais seus produtos estejam estragando de forma acelerada, tendo em vista que fatores como higienização, embalagens, conservação, entre outros, são de conhecimento geral. Porém, você consegue identificar em qual(is) desse(s) você está negligenciando?

Por que eu deveria me atentar ao prazo de validade?

Ainda que os alimentos estejam fechados em suas respectivas embalagens, após seu período de validade esses poderão provocar intoxicação alimentar. Isso acontece devido a ação de micro-organismos, os quais liberam substâncias tóxicas. Obviamente, no caso de produtos que já estejam abertos, isso se potencializa promovendo diversas complicações.

Como a CETA Jr. poderia me ajudar?

Partindo do princípio de que não há ainda um meio de tornar os produtos alimentícios viáveis eternamente para o consumo, nos encontramos então na necessidade de determinar o prazo de validade dos mesmos. Nesse sentido, os fabricantes deverão informar aos consumidores em quanto tempo o produto estará apto para ser consumido.

Em meio a esse cenário, nós da CETA Jr. realizamos tais análises microbiológicas e sensoriais, a fim de que possa ser determinado a data de validade dos produtos, garantindo que nesse período esses irão apresentar todas as características sensoriais, funcionais e nutricionais.

Após as análises, elaboramos um entregável constando as informações e orientações necessárias para que possa ser ofertado em condições legais. Isso permitirá impulsionar ainda mais suas vendas, dentre outros benefícios que apresentaremos logo abaixo.

Quais os benefícios de se determinar o prazo de validade?

Além das questões relacionadas à credibilidade da marca, um dos primeiros pontos a se considerar quando falamos em produto vencido na prateleira, é o aumento do custo da operação. Se esse produto não escoa e estraga, a empresa terá custos que não estavam previstos. Geralmente, a indústria assume essa perda.

Desse modo, já é possível entender que uma das vantagens de se determinar a validade de um alimento, é a redução de prejuízos. Ademais, estando ciente da validade é possível estabelecer estratégias que transmitem uma boa imagem do seu produto, acarretando no aumento de suas vendas.

Quando não há uma preocupação e um planejamento de medidas de acompanhamento da validade dos alimentos comercializados, esses estarão sujeitos a perderem a qualidade e os clientes perceberem, correlacionando isso à sua marca e/ou empresa.

É muito comum, em pontos de venda, a data de validade ser um diferencial para decisão de compra. Isso está relacionado ao fato de que os clientes, em alguns casos, podem até não ter conhecimento da marca, mas irão levar em consideração a validade, pois vão buscar um produto que esteja em condições seguras de consumo e que irá durar mais tempo em relação a outro.

Enfim, é fundamental conhecer a validade e isso pode ser um importante fator para aumentar suas vendas e gerar o fortalecimento de sua marca.

Deseja determinar a validade do seu produto? Ficou alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe. Gostaria de continuar lendo sobre assuntos relacionados? Separamos abaixo alguns conteúdos que possam lhe interessar.

Quais as vantagens ao Determinar a Data de Validade de um alimento?

3 Benefícios de um Treinamento de Higiene e Manipulação de Alimentos

5 RAZÕES PARA TER UM MANUAL DE BPF NO SEU NEGÓCIO

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *