Shelf Life Acelerado: Como Impacta seus Negócios!

Shelf Life Acelerado: Como Impacta seus Negócios?

Em primeiro lugar, você sabe no que consiste o Shelf Life Acelerado? Ou como é essencial ter as especificações de vida útil atestadas? Evidentemente, vamos esclarecer durante esse texto a definição de Shelf Life acelerado desde a explicação da sua relevância para o ramo alimentício. Bem como as etapas principais para a execução desse teste de vida de prateleira, como também explicitar a credibilidade notória que este processo trás aos produtos. 

Shelf Life Normal X Shelf Life Acelerado 

O que é Shelf Life? 

Shelf Life, também conhecida como vida de prateleira, é um dos métodos utilizados para determinar o tempo de prateleira de um produto.  Mais precisamente, nota-se que é um meio de atestar, segundo legislações vigentes, não só os prazos de validade, como também assegurar a qualidade do alimento.  

Em resumo, o tempo de vida útil é o período contabilizado entre o momento de fabricação e o de consumo, constatando o tempo seguro de armazenamento. Assim como, assegurar que as características sensoriais, físicas, químicas e funcionais desejadas não tiveram sua integridade prejudicada. É de salientar que os critérios essenciais compreendidos no estudo e estimativa de Shelf Life são: 

  • valor nutritivo, avaliado pelas concentrações de proteínas, vitaminas, sais minerais, etc., também passíveis de alterações por reações físico-químicas; 
  • qualidades sensoriais ou estéticas, tais como cor, sabor, aroma, textura/crocância e aparência geral, alterados por reações físico-químicas; 
  • crescimento microbiano;
  • infestação de insetos; 
  • ação enzimática. 

 O que é Shelf Life Acelerado? 

Certamente, uma vez que detemos agora conhecimento sobre a concepção do que é Shelf Life, decerto podemos então compreender o conceito de Shelf Life acelerado. Assim sendo, um artificio utilizado para estipular com maior exatidão e rapidez o tempo de vida útil de produtos cujo o prazo de validade dura meses ou até anos em condições de conservação normal. Esse estudo “acelerado” é realizado com o objetivo de obter uma definição da vida útil conclusiva em períodos avaliativos menores.  

Por exemplo, é de referir que produtos lácteos embalados em materiais porosos ou permeáveis ao vapor de água e do ar. Verifica-se que quando mantidos uma semana a 37º C e UR do ar de 70% experimentam um envelhecimento igual ao que passariam se estivessem mantidos a temperatura ambiente por um mês. Destaca-se outros pontos relevantes como a questão de produtos ácidos e secos suportarem mais tempo de prateleira, logo o teste de prazo de validade pode chegar a durar anos. 

Como realizar esse teste? 

Em síntese, os produtos são submetidos a avaliações que vão desde temperaturas e umidades relativas do ar (UR) mais elevadas, uma vez que acelera as reações. Como resultado desse estudo obtemos melhoras em quesito de desperdícios e redução dos riscos de contaminação, além de assegurar a qualidade do produto ao consumidor. 

A fim de realizar esse teste é necessário atentarmos a fatores que influenciam diretamente e indiretamente no prazo de validade. Isto édeterminar quais alterações afetaram a vida de prateleira no intuito de predizer as variações de velocidade de degradação dos produtos. Bem como estabelecer a embalagem apropriada para o acondicionamento, a temperatura adequada para estocagem, umidade do local e o tempo para cada análise termal selecionada. É de salientar que condições particulares de cada produto podem beneficiar ou atrapalhar no tempo do prazo de validade. 

Benefícios  

Atualmente, procura por saudabilidade vem alcançando públicos alternativos e isso influencia no número de consumidores mais preocupados em colocar na mesa produtos de qualidade. Mais precisamente, se torna cada vez mais comum a busca pelos rótulos que possuem informações como: 100% naturais, zero açúcar, sem glúten e sem lactose. Com este trend muitos produtos tiveram seus prazos de validade modificados, principalmente diminuídos. Logo processo de Shelf Life acelerado impacta diretamente no quesito de garantir que o alimento presente na gondola seja fresco e saudável.  

Em conclusão, podemos resumir que por meio de uma análise da validade dos produtos, é possível melhorar o gerenciamento do estoque para diminuir os desperdícios. Além disso, os processos de fabricação podem ser otimizados no intuito de reduzir os problemas e excessos na compra de matéria-prima. Organizar o estoque baseado pelo prazo de validade ou temperatura de armazenamento pode facilitar a logística e prolongar a vida útil dos produtos para a comercialização.  

Gostou do texto? Então, compartilhe nas suas redes sociais para mais pessoas ficarem por dentro da importância do Shelf Life Acelerado nos dias atuais. Fique ligado em nosso Blog e mantenha-se por dentro de outros posts como esse. 

Talvez você goste de ler um pouco sobre outras novas tendências: Análises Laboratoriais: Garanta a Qualidade do seu Alimento, Tecnologia de Barreiras e a Indústria de Alimentos e Quais as vantagens ao Determinar a Data de Validade de um alimento?.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *