Análises Laboratoriais: Garanta a Qualidade do seu Alimento!

Análises Laboratoriais: Garanta a Qualidade do seu Alimento

Você já parou para pensar como é determinado o prazo de validade de um alimento? E a composição centesimal para elaborar o rótulo de um produto? Como verificar a qualidade da água que você produz o alimento ou que consome? As análises laboratoriais são a resposta!

Calma, vamos entender um pouco mais sobre essas situações. Todos esses questionamentos podem ser solucionados utilizando uma única vertente. Ainda não ficou claro? Então vamos direto ao ponto.

A princípio, as análises laboratoriais visam garantir o controle e a segurança de cada um dos processos de execução, bem como a manipulação de alimentos. Devem ser realizadas de acordo com as normas previstas nas legislações específicas para cada metodologia de análise aplicada.

Quais são as principais análises laboratoriais feitas no produto e no estabelecimento?

A tão conhecida análise shelf-life, consegue determinar os aspectos microbiológicos e sensoriais de um produto, baseada em um estudo analítico e estatístico. Estudos esses, que garantem precisão nos resultados relacionados a margem de segurança e a durabilidade de um alimento.

Assim também, destaca-se a análise centesimal que permite conhecer detalhadamente a composição nutricional do alimento através de técnicas de ponta, com base em análises complexas que garantem o resultado seguro e eficaz.

Da mesma forma que as análises são imprescindíveis ao produto, o estabelecimento que precisa de regularização em certos pontos, podem ser solucionados através da requisição de análises específicas.

Nesse sentido, o estabelecimento que precisa de registro e de manual BPF, sabe da importância da análise de potabilidade de água, sendo uma das exigências da ANVISA para estar regularizado. Como resultado, garante a conformidade e segurança das instalações do local, evitando autuação na inspeção da vigilância sanitária. Ainda assim, cabe ressaltar a validação do mesmo tipo de análise na elaboração de alimentos e bebidas, como cervejas, sucos e derivados lácteos. Produtos esses, que exigem parâmetros físico-químicos mais específicos para cada categoria de produto, na qual se enquadra os requisitos determinados pela legislação vigente.

Mas o que essas análises agregam ao seu produto e ao seu estabelecimento?

Antes de mais nada, realizar a shelf life permitirá obter com precisão a vida útil do produto. Além disso, possibilitará adicionar essa informação quando for elaborar um rótulo, sendo este um dos itens obrigatórios para a rotulagem nutricional no Brasil, conforme os órgãos competentes para categoria de produto.

Além de conhecer de fato a durabilidade do seu produto e permitir a elaboração do rótulo, estará se adequando à legislação. Dando acesso à informação ao consumidor sobre o que está comprando, concomitantemente poderá expandir seus pontos de vendas para outros locais comerciais.

Assim como a shelf life garante o acesso à informação ao consumidor e juntamente com a credibilidade atribuída a ele, a análise centesimal consegue destacar os nutrientes do alimento por meio de técnicas avançadas, permitindo a elaboração da tabela nutricional na qual faz parte da rotulagem nutricional obrigatória em legislação vigente.

Ao mesmo tempo, entender que a análise de água garante a adequação ao estabelecimento sobre as condições de uso da água do local e ainda cumpre um dos requisitos necessários para a elaboração do manual BPF, de acordo com a ANVISA.

Portanto, enfatizar as condições da potabilidade em que a água se encontra, podem sim comprometer os processos produtivos, por questões de contaminações microbiológica e físico-química, por fim, a qualidade do produto final será um reflexo das suas ações.

O que fazer então?

É válido ressaltar a importância que as análises laboratoriais tem em relação a qualidade e a segurança dos processos produtivos. Na qual, as mesmas conseguem garantir assiduidade e também formas de alertar certas inconformidades de cada etapa do processo de adequação do produto e do estabelecimento.

Agora você entende que todos os processos estão conectados, não é verdade! Dúvidas, a CETA Jr. pode te ajudar. Contate-nos. Saiba mais sobre a influência da qualidade da água numa produção em: Qualidade da água, O que afeta minha produção?.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *