Saudabilidade na Indústria de Alimentos: Como aumentar suas vendas

Saudabilidade na indústria de alimentos: como aumentar suas vendas?

Dentro das diferentes atividades e setores de alimentos no Brasil, algumas “tendências” surgem e se firmam, como sensorialidade, bem-estar, conveniência, praticidade, qualidade, sustentabilidade e ética aplicadas ao food service e indústria alimentícia. A saudabilidade pode ser colocada na categoria dessas “tendências”, e tem sido mais forte que nunca.

Mas você sabe o que é saudabilidade?

O conceito de saudabilidade é proveniente de uma nova tendência em preocupação com a saúde. É dita como o estabelecimento da consciência sobre a indústria alimentícia através da busca por produtos com baixo teor de sódio, açúcar e gordura. Bem como principalmente por produtos livres de lactose, glúten, ou até mesmo com acréscimo de vitaminas e minerais.
Essa tendência surgiu com alguns fatores carreadores de mudanças que influenciaram na busca pela saudabilidade nos alimentos, são estes:

  1. Aumento da obesidade no Brasil;
  2. Aumento da população idosa;
  3. Busca por melhores hábitos de vida;
  4. Crescimento contínuo da onda fitness;

Com isto, a crescente preocupação dos brasileiros com a saúde motivou uma queda drástica nas vendas de produtos como refrigerantes e margarinas, ao mesmo tempo que itens como água de coco e cream cheese cresceram.

 “Em 2015, a venda de açúcar caiu 6,4%, enquanto a de demerara aumentou 27%. Os pães industrializados caíram 3,5% , enquanto os integrais subiram 7%. O leite UTH teve queda de 2%, e o de baixa lactose, alta de 78%.” (G1 – Globo.com)

Vemos abaixo uma relação do gasto médio anual com alimentos saudáveis:

 

 

Como isto influenciaria em suas vendas?

Com a mudança de ares relacionada à transparência na composição dos alimentos, foi necessário que houvesse uma mudança de postura das empresas visando adequar-se às preferências dos consumidores, que por sua vez, se mostram cada vez mais atentos e conscientes em relação ao que escolher para consumir.

Diante disso, muitas organizações passaram a utilizar de estratégias voltadas ao Marketing Nutricional, onde o produto em questão é qualificado e diferenciado por possuir informações nutricionais que possibilitam a escolha consciente dos alimentos de acordo com a limitação ou estilo de vida do consumidor.

Este ramo de publicidade é bem específico e tem ganhado boa parte dos brasileiros por não somente promover a marca como também por, geralmente, possuir responsabilidade socioambiental, regras de segurança e saúde, aumentando o interesse de determinados nichos de consumidores por certas marcas, o que influencia diretamente na imagem da empresa e potencialização das vendas.

Descubra formas diferentes de obter uma alimentação saudável com o post SuperFoods: Os alimentos que prometem dar um up na sua saúde. E aí, gostaria de saber mais? Entre em contato conosco, a CETA Jr. pode te ajudar!

 

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder as suas perguntas. Fale com a gente!

× Como posso te ajudar?