Engenharia de Alimentos X Nutrição X Gastronomia

Engenharia de Alimentos X Nutrição X Gastronomia

Embora seja comum a confusão entre a atuação dos profissionais da área de engenharia de alimentos, nutrição e gastronomia, a partir de um olhar técnico é possível que se faça a distinção e compreensão de suas atribuições. Logo, partindo desse princípio elaboramos um conteúdo com o intuito de sanar as dúvidas relacionadas a tais ocupações. Veja abaixo as diferenças.

Engenharia de Alimentos:

De acordo com a ABEA, Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos, o Engenheiro de Alimentos titulado pode contribuir profissionalmente dentro de indústrias de produtos alimentícios ou em indústrias de insumos para processos e produtos, tais como: matérias primas, equipamentos, embalagens e aditivos. Além disso, o profissional pode trabalhar em empresas de serviços terceirizados ou em órgãos e instituições públicas, como por exemplo, a ANVISA, Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.

As atividades desenvolvidas por este profissional podem ser na área de produção/processos e garantia da qualidade, desde a matéria-prima até o transporte do produto final. Juntamente com, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, projetos industriais e fiscalização objetivando o estabelecimento de padrões de qualidade.

O propósito do curso é preparar profissionais capazes de desempenhar as atividades de engenharia dentro das indústrias do ramo de alimentação. Todavia, desenvolvendo projetos e processos produtivos, a partir das características de qualidade dos produtos, visando a otimização dos recursos e aumento da produtividade. Dessa forma, além da formação básica (Ciências Exatas e Biológicas), o curso oferece disciplinas na área de Ciências Humanas, visando introduzir os conceitos administrativos para as atividades gerenciais.

Nutrição:

Segundo a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, ENUFBA, “o Nutricionista deve ser capaz de planejar, executar e avaliar ações e atividades de atenção alimentar e nutricional que envolva seu principal objeto de trabalho: a alimentação e a nutrição do homem, tendo como meta fundamental a garantia da segurança alimentar, contribuindo para a promoção e recuperação da saúde, prevenção de doenças e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida.”

A formação do profissional nutricionista está direcionada para todo o processo que envolve alimentação-saúde-doença do cidadão. Nesse sentido, o nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais e entre outros locais. Com isso, ele define os cardápios das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais de clientes, pacientes ou hóspedes.

Além disso, orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos, ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. Sendo assim, levando-se em consideração que o mesmo deve garantir a qualidade do que vai ser consumido, esse seleciona os fornecedores, controla matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos.

Gastronomia:

O profissional Gastrônomo deve ser um conhecedor da cultura gastronômica dos diversos países, dado que, ele é apto a aplicar técnicas de preparações culinárias na criação e inovação na produção de comidas regionais. O diferencial do também Gastrólogo está na habilidade para o planejamento e gerenciamento de empresas na área de Restauração e Hotelaria, no setor de alimentos e bebidas.

O Gastrônomo atua na organização das áreas de produção e no planejamento do setor, caracterizado como integrante de uma equipe multidisciplinar. Apesar disso é de sua responsabilidade também, estabelecer a bebida a ser harmonizada com cada prato e dar orientação a equipe responsável pelas bebidas. A sua função está voltada para a definição de áreas físicas, planos de marketing do estabelecimento, registros e controles da produção; gerenciamento e operacionalização da produção. Por fim, pode atuar também realizando consultorias para planejamento, implantação e operacionalização de empreendimentos do setor e na qualificação de recursos humanos.

Enfim, a engenharia de alimentos, nutrição e gastronomia são profissões que embora todas relacionadas ao ramo alimentício, possuem atuações distintas e de suma importância. Se interessou pelo conteúdo? Então fique atento às redes sociais e blog da CETA Jr. Estamos constantemente trazendo atualizações sobre o ramo de alimentos e bebidas.

Gostaria de saber um pouco mais sobre a indústria de alimentos? Então, fica ligado nestes temas Saudabilidade na Indústria de Alimentos: Como aumentar suas vendasHigiene na Indústria de Alimentos: Limpeza e Sanitização.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *