A importância do recall de alimentos

A importância do Recall de alimentos

A indústria trabalha para que seus produtos não ofereçam riscos à saúde e que satisfaça o desejo de seus clientes. Contudo, mesmo com todos os cuidados, nem as melhores empresas do mundo estão imunes a falhas. Além disso, muitas das vezes essas só são percebidas quando o alimento já está na casa do consumidor ou nos supermercados.

Diferença entre recall e recolhimento

Recall: é o processo de remoção de um produto inseguro ou ilegal em posse do consumidor, ou ação voluntária de um fabricante ou distribuidor para proteger o consumidor. É executado quando existe razão para acreditar que os produtos possam estar adulterados, incorretamente identificados ou pode oferecer algum risco a saúde do cliente. Quando isso acontece, o Recall demanda comunicação com o consumidor, que pode ser feita através de anúncios na mídia, por exemplo.

Recolhimento: é o processo de remoção da cadeia de suprimentos (todo procedimento de produto e serviço requerido pelo cliente) de um produto inseguro ou ilegal, que, porém, não envolve o consumidor.

Em caso de recolher algum produto, a empresa deve garantir que esse procedimento seja o mais rápido possível. Para isso, deve reunir as seguintes informações: Nome, endereço, telefone dos clientes que adquiriram o lote com problema, registros com os dados da produção, estocagem, distribuição e transporte referentes ao lote com problema.

Objetivos

– Proteger a saúde pública informando aos consumidores da presença no mercado de um alimento potencialmente inseguro;
– Facilitar a identificação eficaz e eficiente dos produtos afetados;
– Remover alimentos inseguros da cadeia de distribuição, dando-lhes a destinação adequada.

Sendo assim, o recall possui suma importância em proteger e preservar a vida, a saúde, a integridade e a segurança do consumidor, além de evitar e minimizar prejuízos físicos ou morais.

Gostou de saber mais sobre assuntos relacionados a engenharia de alimentos? Então acompanhe nosso site para mais informações e curiosidades, como a do nosso post sobre Engenharia de Alimentos X Nutrição X Gastronomia.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *