Indicação de Embalagem: Proteja seu Alimento!

Indicação de Embalagem: Proteja seu Alimento!

Seu produto estraga rápido ou fica esquecido na prateleira do supermercado? O problema pode ser a embalagem, saiba como resolver!

A maioria dos alimentos manufaturados vêm dentro de embalagens que os contém e protege contra sujeiras, insetos e outros contaminantes, não é mesmo? Mas será que é só para isso que a embalagem serve? Claro que não, ela faz muito mais! Nesta publicação, entenda a importância da embalagem no processo de conservação, transporte e venda do seu produto.

A Embalagem:

Você já deve ter ouvido seus pais ou avós falarem que antigamente o leite vinha em garrafas de vidro, ou talvez tenha vivido essa época. Se sim, você deve saber que no dia seguinte o leiteiro passava novamente recolhendo aquela garrafa e entregando outra cheia de leite no lugar.

Essas histórias são quase sempre iguais porque antigamente os alimentos eram produzidos de forma artesanal e para pronto consumo. Eles eram transportados e distribuídos pelos produtores em garrafas, sacos e outros, cuja função era conter o alimento e protegê-lo minimamente enquanto não era consumido.

O avanço:

Pouco tempo após esta distribuição, o que sobrava era descartado porque logo estragava, tornando-se impróprio para consumo. Além disso tinha-se o problema das eventuais quebras das garrafas, gerando perdas de produto e embalagem e consequente prejuízo.

Este problema passou a ser estudado com o desenvolvimento da indústria, pois era necessário estocar o grande volume de alimentos produzidos por mais tempo. Para tal, precisava-se de uma proteção que garantisse que os alimentos não estragassem no caso de não serem consumidos em um primeiro momento.

Sendo assim, juntamente com os meios usados para conservação como o emprego de calor ou frio por exemplo, foram desenvolvidas embalagens com esta finalidade. No começo elas visavam a defesa do alimento contra a poeira, roedores e insetos, que são conhecidas fontes de deterioração.

Mesmo assim ainda não eram totalmente eficazes, pois não protegiam contra o ataque de microrganismos e outros fatores físicos e químicos descobertos posteriormente pela ciência. A partir disso, maior tempo e investimento foram dedicados ao desenvolvimento de novas tecnologias de embalagens que fossem eficazes contra os fatores de deterioração citados.

Qual a importância das embalagens?

Atualmente as embalagens são uma das principais barreiras físicas, químicas e até biológicas contra a deterioração do alimento que contêm. Sua principal função é assegurar que o alimento seja seguro para consumo, mantendo as suas características sensoriais pelo maior tempo possível.

E não para por aí, as embalagens também têm a função de fornecer ao consumidor todas as informações que ele precisa saber a respeito do alimento. Dentre elas destacam-se a tabela nutricional, o conteúdo líquido da embalagem, a lista de ingredientes e alergênicos, entre outras obrigatórias pela legislação vigente.

E por último e não menos importante, as embalagens têm uma função essencial para a capacidade de venda do alimento, o marketing. Sendo assim, por ser a embalagem o primeiro contato do alimento com o consumidor, é importante que ela atraia sua atenção e influencie sua escolha.

Não acredita? Vou te fazer algumas perguntas:

Qual é o refrigerante de cor preta que vem numa embalagem vermelha e que todo mundo conhece? Certamente pensou em uma marca famosa. Por acaso você tem na sua coleção uma garrafinha ou latinha dessa marca com seu nome escrito? Se sua resposta foi sim, aposto que ficou caçando nas prateleiras do supermercado até achar, não foi?

Agora responde mais essa:

Você conhece uma lanchonete que vende um kit numa embalagem vermelha com dois arcos dourados como alças? Pera, não fala, eu sei o que você pensou! Essas embalagens fizeram e fazem parte da infância de muita gente, não é mesmo?

Os exemplos acima deixam claro que o marketing na embalagem é um dos principais fatores de diferenciação do seu produto. A cor, o formato e o que está escrito na sua embalagem podem influenciar a escolha do consumidor e até fazer parte da memória afetiva dele.

Finalmente você pode concluir pela leitura do texto, que a embalagem é essencial na garantia da validade, segurança e qualidade do seu produto alimentício. Viu também que é uma das principais ferramentas de marketing, responsável por atrair e fidelizar consumidores.

Mas e agora? O que fazer caso a sua embalagem não esteja te atendendo de forma satisfatória?

Fique tranquilo! Nós podemos te ajudar!

Na solução de Indicação de Embalagem da CETA Jr. nosso conhecimento técnico alinhado à legislação garante a proteção, conservação e qualidade sensorial do seu produto. Além disso, idealizamos embalagens que proporcionem um visual que seja atrativo ao consumidor, facilitando que o seu produto seja percebido na prateleira e comprado.

Ao aderir a esta solução você poderá ter benefícios como:

  • Melhora da qualidade e aumento da confiança do consumidor no seu produto;
  • A embalagem correta pode impulsionar o marketing do produto;
  • Aumento da validade do produto;
  • Menor perda de produtos por deterioração;

Ficou interessado? Não perca tempo, entre em contato com um de nossos consultores para saber mais detalhes e condições promocionais. Quer obter mais informações a respeito da tecnologia de embalagens? Leia outros conteúdos do nosso blog:

Você possui uma embalagem compatível com seu produto?

O que sua embalagem significa para seu produto?

RDC 326/2019: O Que Muda na Minha Embalagem

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *