No mundo de negócios em geral, uma boa gestão é cada vez mais necessária para que os processos ocorram de forma produtiva e otimizada, concorda? A cadeia de suprimentos na logística tem o importante papel de garantir a integração entre todas as operações e componentes da cadeia produtiva. Vamos explicar melhor como ela funciona e quais são as suas vantagens.
Você sabe qual a diferença entre cadeia de suprimentos e logística?
A cadeia de suprimentos, ou supply chain no inglês, representa o conjunto de atividades e métodos que se relacionam diretamente ou indiretamente com os produtos. Como exemplo, temos as atividades de compra, produção, armazenamento e distribuição.
Já a logística, compõe a cadeia de suprimentos à medida que se refere à dinâmica de deslocamento dos produtos desde a empresa até o consumidor final.
As duas acontecem de forma conectada, porém tem significados diferentes. Por isso, é fundamental conhecê-las melhor e saber como podem contribuir para otimização da produção.
Mas como funciona a cadeia de suprimentos na logística?
É fundamental, em primeiro instante, o conhecimento de todos os componentes da cadeia operacional para que haja análise de possíveis melhorias no processo. Este envolve principalmente as operações que são voltadas à logística como, por exemplo, transporte, armazenagem e execução.
A cadeia de suprimentos na logística não faz referência apenas à entrega de produtos na hora e quantidade certa, mas também a alguns pontos marcantes como:
- A descoberta de fornecedores com melhores condições de pagamento;
- Previsibilidade de demanda;
- Proporcionar uma base para campanhas de marketing, visando alavancar as vendas;
- Padronização de processos.
Ressalta-se que o objetivo desta integração do gerenciamento da cadeia de suprimentos na logística vai além de reduzir custos da empresa, inclui proporcionar uma maior satisfação dos clientes à medida que os colocam como foco de suas operações.
E quais são as vantagens deste processo?
- Fluxo mais integrado, ocasionando maior rapidez na efetivação das atividades;
- Redução de estoques;
- Pontualidade na entrega;
- Maior qualidade nos processos;
- Melhor preço.
Portanto, entende-se que uma cadeia de suprimentos bem estruturada em conjunto à gestão logística é primordial para competitividade e sucesso da empresa, independentemente do tamanho da organização. Desta forma, garantindo a redução de custos operacionais, a agilidade em cada um dos seus processos, qualidade da entrega dos seus produtos e satisfação dos clientes.
Gostaria de saber mais sobre gestão de negócios? Acesse estes links abaixo: