Motivos para se ter uma gestão de estoque

Motivos para se ter uma gestão de estoque

Gerir estoque pode ser resumido como a função de equilibrar compras, armazenagem e entregas. Bem como controlar as entradas e as saídas de elementos, movimentando o ciclo da mercadoria. No contexto de uma indústria, normalmente se refere à gestão dos recursos materiais que podem ajudar a organização a gerar receita no futuro.

A maioria das empresas tem como objetivo o atendimento aos seus clientes na hora certa e com a quantidade certa. Com isso, para obter uma vantagem competitiva duradoura é necessário a rapidez e prontidão na distribuição das mercadorias. Nesse sentido, um bom controle de armazenamento gera grandes vantagens no mercado.

Algumas razões para ter um sistema de gestão de estoques:

  • Atender às demandas de forma constante: A demanda por bens e serviços específicos não será a mesmo durante todo o ano. Por exemplo, a venda de sorvetes e picolés tem picos durante o verão e vai para baixo durante o inverno. Sendo assim, a empresa deverá ter um bom gerenciamento para cumprir as exigências em qualquer época.
  • Continuidade das operações: A administração cautelosa da estocagem permitirá a uma empresa executar suas operações sem problemas, com continuidade. Por exemplo, se uma organização produz alimentos que dependem de certas matérias-primas, é evidente que a empresa precisa de um bom estoque dessas matérias-primas para que as operações sigam sem contratempos.
  • Economia: Possibilita a diminuição de custos. Por exemplo, quando a época das festas chega e a empresa prevê um aumento na demanda por alguns produtos (como chocolate na páscoa ou panetones no Natal). Ela pode adquirir mercadorias em quantidade com antecedência, negociar preços e armazená-las para a temporada. Os principais benefícios deste exercício são que a indústria pode atender toda a demanda e quando ele compra em quantidade e de maneira planejada, obtém descontos.
  • Maior competitividade: Companhias com gestão de estoques e atuação em prevenção de perdas são mais estratégicas e competitivas, apresentando maiores vendas, menores perdas e como consequência clientes mais satisfeitos e fidelizados. Economizar nas perdas faz com que a empresa possa atuar com preços mais competitivos. Assim, obtendo margens mais adequadas ao negócio e atendendo seu cliente da forma como ele quer ser atendido.

Por esses e outros motivos, é necessário e fundamental ter uma boa gestão de estoque e a CETA Jr. poderá contribuir com soluções altamente eficazes. Para mais informações, entre em contato através de nosso site. Confira também o post sobre os 4 Principais Relatórios de Gestão para o seu Negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *