Cadeia de Suprimentos na Logística: Como Funciona?

Cadeia de Suprimentos na Logística: Como Funciona?

No mundo de negócios em geral, uma boa gestão é cada vez mais necessária para que os processos ocorram de forma produtiva e otimizada, concorda? A cadeia de suprimentos na logística tem o importante papel de garantir a integração entre todas as operações e componentes da cadeia produtiva. Vamos explicar melhor como ela funciona e quais são as suas vantagens.

Você sabe qual a diferença entre cadeia de suprimentos e logística?

A cadeia de suprimentos, ou supply chain no inglês, representa o conjunto de atividades e métodos que se relacionam diretamente ou indiretamente com os produtos. Como exemplo, temos as atividades de compra, produção, armazenamento e distribuição.

Já a logística, compõe a cadeia de suprimentos à medida que se refere à dinâmica de deslocamento dos produtos desde a empresa até o consumidor final.

As duas acontecem de forma conectada, porém tem significados diferentes. Por isso, é fundamental conhecê-las melhor e saber como podem contribuir para otimização da produção.

Mas como funciona a cadeia de suprimentos na logística?

É fundamental, em primeiro instante, o conhecimento de todos os componentes da cadeia operacional para que haja análise de possíveis melhorias no processo. Este envolve principalmente as operações que são voltadas à logística como, por exemplo, transporte, armazenagem e execução.

A cadeia de suprimentos na logística não faz referência apenas à entrega de produtos na hora e quantidade certa, mas também a alguns pontos marcantes como:

  • A descoberta de fornecedores com melhores condições de pagamento;
  • Previsibilidade de demanda;
  • Proporcionar uma base para campanhas de marketing, visando alavancar as vendas;
  • Padronização de processos.

Ressalta-se que o objetivo desta integração do gerenciamento da cadeia de suprimentos na logística vai além de reduzir custos da empresa, inclui proporcionar uma maior satisfação dos clientes à medida que os colocam como foco de suas operações.

E quais são as vantagens deste processo?

  •  Fluxo mais integrado, ocasionando maior rapidez na efetivação das atividades;
  •  Redução de estoques;
  •  Pontualidade na entrega;
  •  Maior qualidade nos processos;
  •  Melhor preço.

Portanto, entende-se que uma cadeia de suprimentos bem estruturada em conjunto à gestão logística é primordial para competitividade e sucesso da empresa, independentemente do tamanho da organização. Desta forma, garantindo a redução de custos operacionais, a agilidade em cada um dos seus processos, qualidade da entrega dos seus produtos e satisfação dos clientes.

Gostaria de saber mais sobre gestão de negócios? Acesse estes links abaixo:

4 Principais Relatórios de Gestão Para o Seu Negócio

Motivos Para Se Ter Uma Gestão de Estoque

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *