Aplicação do Ozônio na Indústria de Alimentos

Aplicação do Ozônio na indústria de alimentos

Você deve conhecer o ozônio por causa da camada da estratosfera terrestre, mas sabia que ele pode ser muito útil para a sua indústria?

O que é o Ozônio?

O ozônio, O3 , é um gás instável, ou seja, não consegue manter a sua estrutura por um longo período de tempo, formado a partir da junção de uma molécula de oxigênio com o gás oxigênio, o O2, mais estável. Na indústria de alimentos, pode ser usado como um poderoso agente antimicrobiano.

Quais as vantagens?

Esse gás tem vantagem sobre outros agentes pois é capaz de combater um espectro maior de microrganismos. Sejam bactérias, fungos, vírus, protozoário e esporos de fungos e bactérias. Além disso, é considerado uma tecnologia limpa que não deixa resíduos no alimento e nem no meio ambiente. O que vem sendo cada vez mais bem visto por parte dos consumidores devido a crescente preocupação dos mesmo com toda a cadeia produtiva.

Para esse processo, são necessários equipamentos específicos para a ozonização! Além do espaço bem preparado, mas é simples de ser usado e minimiza a necessidade de mão de obra. Deve-se ter o cuidado de garantir que o ozônio entre em contato com toda população microbiana, levando à destruição desses microrganismos, e evitar contato direto com os alimentos. Por ser uma molécula instável, esse gás logo voltará a condição de gás oxigênio, podendo levar a oxidação de alguns produtos, como os gordurosos, mas por outro lado, graças a essa característica, ela não deixa resíduos.

Alguns exemplos de aplicações na indústria hoje são:

  • Frutas e vegetais: lavagem com água ozonizada;
  •  Frutos do mar: no processamento;
  •  Grãos: substituindo a água clorada;
  •  Ovos: sanitização das cascas, eliminando patógenos;

Vale destacar que é uma tecnologia muito segura, possuindo o título de GRAS (Reconhecido Como Seguro) pelo FDA e USDA, responsáveis por regulamentações na área de alimentos nos Estados Unidos, não havendo limites de uso justamente por não deixar resíduos.

Além de tudo, o ozônio ainda é capaz de neutralizar agrotóxicos e destruir toxinas fúngicas, podendo melhorar as características sensoriais dos alimentos, gosto, aroma e cor.

Como podemos observar, o ozônio é capaz de trazer diversos benefícios para sua indústria, desde que seja instalado com cuidado, atendendo as normas de segurança estabelecidas. Quer saber mais sobre como podemos te ajudar a alavancar seus resultados? Entre em contato conosco e faça um diagnóstico gratuito!

Descubra outras curiosidades em nosso Blog! Leia sobre O destaque do Corante Natural em Alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *