As bebidas vegetais chegaram aos supermercados para aquelas pessoas que necessitam de uma alternativa ao leite. Essa procura pode ser devido a uma intolerância à lactose, alergia à proteína do leite ou até para diminuir o consumo de alimentos de origem animal. Mas será que elas cumprem esse papel de substituir o leite? Qual a melhor escolha para a nossa alimentação?
O que é definido como leite?
De acordo com a legislação (DECRETO N° 9.013. DE 29 DE MARÇO DE 2017) “Entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas”. Quando oriundos de outros mamíferos devem ser nomeados como leite de ovelha, leite de cabra e assim por diante. O leite proveniente das vacas é o mais comum na alimentação humana, mas de outros mamíferos também são consumidos. Sua composição é principalmente de água, gorduras, proteínas (como albumina e caseína), carboidratos (lactose), cálcio, fósforo e quase todas as vitaminas.
E as bebidas vegetais o que são?
Já as bebidas vegetais são extratos não lácteos, elaborados com base em ingredientes vegetais (oleaginosas, sementes, grãos, cereais, tubérculos, frutas) e água. Alguns exemplos desses ingredientes são a soja, amêndoas, castanhas, arroz ou outros.
Essas bebidas são indicadas para uma alimentação saudável, nutritiva e principalmente no caso de restrições por alergias ou intolerâncias à lactose. Não podem ser chamadas de leite, pois essa definição está ligada ao líquido proveniente dos mamíferos.
Mas só o leite tem cálcio?
As duas bebidas possuem cálcio, algumas opções de bebidas vegetais possuem até mais cálcio do que o leite. No entanto, o cálcio do leite, apresenta maior biodisponibilidade, sendo de mais fácil absorção e metabolização para o organismo que o cálcio presente nas bebidas vegetais.
Quais os benefícios do leite?
No caso do leite, o cálcio é o nutriente mais conhecido, contudo existem outros elementos na sua composição que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Como o fósforo, magnésio, a vitamina A e as vitaminas do complexo B. Vale também destacar que o leite é fonte riquíssima de proteínas de alto valor biológico (proteínas que nosso corpo não produz sozinho).
E os nutrientes das bebidas vegetais?
Já nas bebidas vegetais, as principais características nutricionais são fornecidas pela fonte vegetal que lhe serve de base. Depois, elas podem receber outros complementos e fortificações em seu processo de fabricação, como sais de cálcio. Porém, um ponto importante na hora de escolher a bebida vegetal é verificar sua composição. O ideal é que não sejam adicionados aditivos (adoçantes, corantes, aromatizantes ou conservantes), para que elas se mantenham o mais natural possível.
Abaixo temos alguns benefícios dos leites vegetais:
- O principal trunfo do leite vegetal em relação ao animal é o fato de ser livre de lactose, sendo ideal para alérgicos e intolerantes;
- Enquanto a proteína do leite de vaca e a lactose dificultam a digestão, as bebidas vegetais são ricas em fibras, o que proporciona um auxílio no funcionamento do intestino e no combate à prisão de ventre.
- Por não ser de origem animal, os leites vegetais também são livres de colesterol.
- Outro fator é que apresentam baixo índice glicêmico (o açúcar leva mais tempo para chegar ao sangue). Esse fato evita os picos de glicose e o desenvolvimento da diabete tipo 2, além de promover uma maior saciedade, o que é benéfico para a perda de peso.
Além disso, a variedade de sabores é imensa, o que ajuda quem precisa de uma dieta restritiva, e proporciona sabores variados aos adeptos da bebida.
Afinal qual é o mais nutritivo? Leite ou bebida vegetal?
Estes produtos não são comparáveis do ponto de vista nutricional, pois cada um deles pertence a grupos de alimentos diferentes, com origens bioquímicas distintas e que, portanto, entregam diferentes nutrientes ao corpo, cada um com seu papel dentro de uma dieta balanceada. Sendo os dois alimentos boas opções, nutricionalmente falando, deve-se avaliar as necessidades e escolhas de cada indivíduo.
Gostou de saber mais sobre o leite e as bebidas vegetais? Então para mais notícias como essa fique ligado em nosso Blog e descubra muitos outros posts como esse em: Inovação no mercado: “Leites” Vegetais, Você já ouviu falar das fraudes em laticínios? , Como desenvolver iogurte sem lactose?. Além disso, nós da CETA Jr. estamos disponíveis para auxiliá-lo com nossas soluções personalizadas.
3 respostas