Você sabe o impacto de se obter uma Rotulagem Nutricional?

Você sabe o impacto de se obter uma rotulagem nutricional?

Você já deve ter ouvido falar ou visto pelas prateleiras dos mercados aquela famosa rotulagem nutricional não é mesmo? Mas para que ela servem? E por que os produtos a apresentam? 

A rotulagem nutricional, consoante a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), nada mais é que uma descrição destinada a informar ao consumidor sobre propriedades nutricionais de um alimento. Contudo nela encontra-se o valor energético, além dos carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, gorduras saturadas, fibra alimentar e sódio. Assim, a partir do ano de 2002, a rotulagem nutricional tornou-se obrigatória no Brasil, devido a uma Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA. 

Mas por que eu devo ter uma rotulagem em meu produto? 

  • Adequação a Legislação; 
  • Vendas dos produtos em lojas e supermercados; 
  • Incentivo a saúde; 
  • Credibilidade dos consumidores; 

Além disso, a rotulagem dos alimentos é obrigatória sendo regulamentada pelo Ministério da Agricultura, ANVISA e INMETRO. Mas em adição segundo a legislação brasileira, rótulo é toda inscrição apresentada na embalagem de um alimento, de forma visual ou textual. Outrossim, aplicando-se a todo alimento embalado, destinado ao comércio nacional ou internacional. Apesar disso, é necessário conter informações corretas, claras e precisas sobre o produto, escritas em língua portuguesa, apresentando suas características, quantidade, composição, garantia, prazo de validade e origem. 

Ademais, a norma atual da ANVISA sobre rotulagem, a RDC 360/03, foi publicada em 23 de dezembro de 2003. Dessa forma, ela manteve a obrigatoriedade da informação nutricional em todos os alimentos e bebidas embaladas. 

Como faço uma tabela nutricional? 

A tabela nutricional de um alimento pode ser realizada através de uma análise centesimal realizada em laboratório ou por cálculos que se baseiam na tabela TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos) recomenda pela ANVISA. 

A Tabela Nutricional consiste no cálculo de valores nutricionais, sendo obrigatório declarar: 

  • valores energéticos 
  • carboidratos  
  • gorduras totais 
  • proteínas
  • gorduras trans 
  • sódio 
  • fibras alimentares 
  • gorduras saturadas

O que são os percentuais de valores diários (%VD)?

Além disso, o rótulo deve mostrar como aquela porção de alimento impacta no total de nutrientes que devemos consumir por dia, ou seja, o percentual de nutrientes necessários num dia que estamos ingerindo (baseado numa dieta de 2000 kcal diárias). Logo, é uma ótima forma de mensurar tanto exageros no consumo de determinada substância quanto a qualidade daquele produto para seu organismo. 

Você sabe o impacto de se obter uma Rotulagem Nutricional? 

“Rótulos são elementos essenciais para os consumidores, por isso as informações devem ser objetivas e precisas para orientar a escolha por alimentos seguros e saudáveis na hora da compra. No Brasil, a ANVISA é o órgão responsável por fiscalizar a produção e a comercialização dos alimentos, além de normatizar a sua rotulagem. O processo de fiscalização busca garantir informações corretas e compreensíveis, em linguagem menos técnica e mais acessível ao consumidor.” 

– Ministério da Saúde (MS) 

Dos diversos benefícios de se obter a Rotulagem Nutricional, podemos citar: 

 Aumentar os pontos de vendas

No Brasil, desde 2001, o uso das informações nutricionais obrigatórias nos rótulos dos alimentos e bebidas embaladas está regulamentado. A RDC 360/03 , da ANVISA torna obrigatória a rotulagem nutricional. 

 Evitar problemas com a fiscalização

Existem itens que devem compulsoriamente estar presentes para que o rótulo esteja em conformidade com o descrito na legislação brasileira. 

 Ganhar a confiança do consumidor

Pois fornece informações sobre a composição de nutrientes do alimento, a fim de permitir que os consumidores realizem escolhas conscientes; 

 Alertar em relação aos alergênicos

Um grande número de pessoas sofre diariamente com as alergias alimentares, geralmente ligadas a determinados ingredientes ou seus derivados, sendo que a maioria das crises acontecem logo após a ingestão e podem desencadear diversas reações graves. 

Quer saber mais? A CETA Jr. pode te ajudar, entre em contato conosco. 

Continue sua leitura sobre rotulagem no post: RDC 259, A resolução que rege a Rotulagem de Alimentos.

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *