Já parou para pensar como é possível o vinho ter diversas cores? Com uvas majoritariamente de duas cores, mas de variedades diferentes, consegue-se produzir vinhos de diversas tonalidades. Além disso, cada coloração da bebida tem suas características próprias, como aroma, sabor e textura.
O vinho já passou por diversas evoluções. É uma bebida milenar e sua produção se aperfeiçoa a cada dia, toda etapa de sua fabricação deve ser feita com atenção e cuidado.
O que é vinho?
Vinho é definido como bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura. Sua elaboração é feita em diversas etapas e todo o processo produtivo requer atenção, desde a colheita da uva até o envase do líquido na garrafa.
Na primeira etapa para a produção do vinho é a retirada a uva do cacho. Após esse processo as uvas são esmagadas, ocorrendo ou não a separação da casca e da uva, originando assim o mosto.
O mosto passa por uma fermentação alcoólica, na qual as leveduras presentes, mais comumente Saccharomyces Cerevisiae, transformam os açúcares do mosto em etanol (álcool), energia e gás carbônico, entre outros produtos espectadores.
Como ocorre a variação da cor do vinho?
É sabido que Cabernet, Merlot, Chardonnay são tipos de vinho. Os mais comuns são o vinho tinto, branco e o rosé. Contudo, você sabia que além do sabor, a cor do vinho pode revelar muito sobre suas características? Analisando sua coloração é possível saber fatores como idade, viscosidade, tipo de uva utilizada, entre outras características.
As uvas em sua natureza possuem uma substância chamada polifenol, ela é encontrada principalmente em suas cascas. Os polifenóis desempenham diversos papéis no vinho, atuam como antioxidantes e são responsáveis pela pigmentação da bebida. Os polifenóis podem criar pigmentos vermelhos, roxos ou azuis nos vinhos
A coloração, é obtida por meio do contato da casca da uva com o mosto, ou seja, quanto mais tempo durar essa interação, mais intensa será sua tonalidade. Engana-se quem pensa que vinhos brancos só podem ser feitos com uvas verdes, eles também podem ser elaborados com uvas roxas, nesse caso a casca das uvas tintas não entram em contato com o mosto, por isso a pigmentação da casca não é passada.
Os vinhos brancos escurecem com o tempo, ao contrário do vinho tinto que clareia com o tempo. Em vinhos tintos, os tons violetas indicam juventude e, somado a isso, são mais alcoólicos, ácidos, encorpados e brilhantes. Com a passagem do tempo, é difícil identificar a origem do vinho, se era tinto, branco ou rosé, pois todos ao longo dos anos ganham um tom amarronzado.
Portanto, além de uma vasta pesquisa na história na civilização humana, é notório que o vinho é uma bebida de muita personalidade. Certamente, muitas curiosidades foram sanadas, e cada detalhe dessa bebida milenar foi absorvida.
Quer saber mais sobre as novidades no mundo dos alimentos? Nos siga no Instagram (@cetajrconsultoria) e acompanhe nosso blog.
Gostou do conteúdo? Mantenha se atualizado e confira mais sobre alguns temas abordados no post: