Quais problemas podem ocorrer na produção de vinho?

Quais problemas podem ocorrer na produção de vinho?

A qualidade de um vinho é resultado de dois fatores de idêntica importância, que são a matéria-prima e a tecnologia. Uvas são transformadas em vinho através do processo natural denominado vinificação. Os vinhos só podem ser comercializados desde que cumpram os requisitos estabelecidos por lei depois de devidamente comprovados em laboratório e no teste de degustadores.

Os defeitos que os vinhos podem apresentar possivelmente uma origem técnica, ou de armazenagem e acondicionamento das garrafas, ou de rolhagem. A primeira é a que permite ou provoca mais defeitos no vinho, qualquer defeito que ele possa vir a adquirir durante os primeiros tempos de vida, pode ser atribuído a falhas técnicas enológicas. Falta de higiene ou de eficaz desinfecção do equipamento, mosto desequilibrado, fermentação mal acompanhada, deficiente proteção do vinho contra o oxigênio, má utilização de sulfuroso, deficiente acompanhamento do vinho em barrica ou enchimento de garrafas pouco cuidadas (garrafas mal lavadas, excessivo arejamento do vinho), entre muitos outros, podem causar alterações de ordem microbiana, oxidação ou química.

A armazenagem e o transporte (do vinho engarrafado ou a granel) podem ser também precursores da deterioração do líquido, em particular no verão, visto que em altas temperaturas podem “cozer” o vinho. A escolha da rolha é também determinante. O gosto de rolha é um dos defeitos mais recorrentes em todo o mundo quando se trata da apreciação de vinhos em mercado.

Evite problemas, perdas e garanta a qualidade em seu processo produtivo. Nós CETA Jr. podemos auxiliar com o nosso serviço de Mapeamento de Processos, Revisão de Formulação, entre outros. Para saber mais, entre em contato!

Descubra agora O que é uma Revisão de Formulação e invista nos seus negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *