Tomorrow Machine: Embalagens do Futuro

Tomorrow Machine: Embalagens do Futuro

É evidente que nós estamos em constante evolução e criamos novas tecnologias. Será que quando se fala de tecnologia só se trata de eletrônicos? Não mesmo! E hoje falaremos de uma tecnologia que é uma grande tendência dentro do mercado de alimentos. São elas as embalagens futuristas feitas pelo Tomorrow Machine, um estúdio de design sueco com a especialização voltada para o conceito de embalagem, produtos e alimentos.

O que é?

Mas afinal, como são as embalagens que a Tomorrow Machine está produzindo? Elas foram pensadas para serem sustentáveis e são utilizados para seu desenvolvimento apenas produtos biodegradáveis.

O nome da linha criada é This Too Shall Pass e seu conceito é que a embalagem deva ter o mesmo prazo de validade que seu conteúdo, sendo ele relativamente curto se compararmos com produtos que duram uma semana. Além disso, sua embalagem demora anos para se decompor.

Para o design das embalagens foi usado a técnica do biomimetismo, que envolve invenções com inspiração na natureza, e minimalismo. Dessa forma, foi observado o jeito que as cascas das frutas podem se tornar suas próprias embalagens.

3 alimentos cujas embalagens estão em fase de desenvolvimento:

  • Azeite;
  • Smoothie de framboesa;
  • Arroz basmati.

Quais são os tipos de embalagens?

Para cada alimento foi criada uma embalagem específica.

Azeite – O produto usado foi o açúcar caramelizado. Ademais, pensando em revestir e fechar a embalagem foi adicionado cera de abelha. O modo para abrir o recipiente é muito simples, como se fosse quebrar um ovo. Quando a embalagem é aberta, a cera não o protege mais e assim que o açúcar entra em contato com a água ela derrete.

Smoothie de Framboesa – Para essa embalagem, foi utilizada gelatina de ágar-ágar e água. Ela precisa ser mantida refrigerada até o momento de ingestão, e para facilitar o consumo o seu formato é semelhante ao das caixinhas de suco convencionais. Para abrir basta colocar o canudo. Assim, conforme o líquido é consumido a embalagem vai ficando murcha.

Arroz Basmati – Com seu formato semelhante de uma pirâmide, o produto biodegradável escolhido para essa embalagem foi: cera de abelha, impressa com tinta de soja. Ela servirá também para outros tipos de grãos e para que seja aberta, basta descascar igual uma fruta.

Quais os benefícios da sua utilização?

Além das embalagens serem sustentáveis e de fácil manuseio, também são atraentes aos olhos dos clientes.

Estamos em uma época em que temos muito desperdício de alimentos e uma grande quantidade de lixo sendo produzido a cada dia. Porém, as embalagens futuristas diminuiriam em grande escala essa problemática.

Ainda é um protótipo, mas ao longo dos anos está evoluindo para futuramente entrar no mercado.

Outros tipos de embalagens sustentáveis que vale a pena conhecer:

  • Folhas usadas de embalagem – Nada melhor do que usar planta para embalar planta. Muitos hortifrutis já aderiram e as verduras são embaladas por folhas de bananeira ao invés de sacolas plásticas.
  • Embalagens de cogumelos – Tem um custo mais alto e foram projetadas para ficar no lugar do isopor. Quando descartadas, ajudam o solo por serem ricas em nutrientes.
  • De bagaço de cana-de-açúcar – Com a grande produção que é feita de cana no Brasil, pensaram em uma embalagem também para substituir o isopor. Ainda está em processo de criação, mas foi criada para embalar frutas e hortaliças.

É aparente que a sociedade está se conscientizando cada vez mais a respeito da quantidade de lixo que vem sendo produzida. Por isso o mercado vem se reinventando a todo o momento e inovando para atender as demandas.

Está desenvolvendo um produto e ainda não sabe a embalagem que vai utilizar? A CETA Jr tem a solução! Entre em contato conosco!

É sempre bom estar se atualizando nos assuntos do seu ramo não é mesmo? Você pode se interessar pelos temas a seguir também:

Embalagem Sustentável: Devo ou Não Investir?

Novidade: Embalagem Comestível

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *