Técnica Hidropônica: Uma Inovação na Forma de Cultivar

Técnica Hidropônica: uma inovação na forma de cultivar

Já ouviu falar sobre a técnica hidropônica? É possível cultivar plantas sem utilizar um solo? Como a tecnologia pode beneficiar os agricultores? Cultivar em água é seguro? Quais os impactos dessa técnica para o meio ambiente? Vamos descobrir!

O que é? Como se aplica?

A técnica hidropônica substitui o cultivo em solo por uma solução nutritiva, que contém todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas dissolvidos em água. É claro que, para a segurança do consumidor, esses elementos estão presentes em quantidades e proporções determinadas, isentas de altas concentrações de elementos possivelmente tóxicos. Também é importante ressaltar que para que o cultivo dê certo é preciso controlar o pH e a condutividade elétrica da água que será utilizada.

Curiosidade:

A hidroponia vem do grego hidro (água) + ponia (trabalho), ou seja, todo o trabalho/cultivo acontece na água! Muito interessante, não é? O que podemos produzir com essa técnica? O sistema hidropônico possibilita a produção de hortaliças, frutas, flores, cereais e plantas medicinais. Com tantos produtos sendo cultivados por essa técnica, os alimentos merecem um maior destaque. A alface é a campeã nesse tipo de produção, mas alimentos como tomate, pimentão, pepino, morango, couve, rúcula e brócolis também merecem destaque.

Quais os benefícios da técnica hidropônica?

  • Por ser aplicada dentro de estufas e tubos, as plantações estão protegidas de chuvas, vendavais, secas e sol forte;
  • Exige um espaço menor para plantação do que o cultivo tradicional;
  • A técnica hidropônica dispensa o uso de pesticidas e outros agentes químicos que prejudicam o solo, já que na água não tem contaminação de pragas e insetos vindos da terra;
  • Há uma redução considerável no uso de agrotóxicos, o que é melhor para o planeta, mais saudável e econômico;
  • O controle de qualidade do produto é muito melhor, já que o agricultor que controla quais nutrientes serão dissolvidos na água;
  • Ocorre uma redução no consumo de água que pode chegar até a 70%, se compararmos a técnica hidropônica com o plantio convencional;
  • O retorno para o produtor é mais rápido, visto que os vegetais podem ser plantados em qualquer época do ano.

A eficácia da técnica hidropônica é comprovada com sua disseminação pelo mundo, principalmente em países desenvolvidos como Japão, Holanda, Alemanha, Suécia e Estados Unidos. No Brasil, essa técnica se expandiu para todas as regiões, apesar das diferenças climáticas, mas com destaque para a região Sudeste.

Achou interessante a tecnologia por trás da técnica hidropônica? Gostaria de saber como implementá-la? Quer saber sobre a legislação para produtos originários do sistema hidropônico? Entre em contato com a CETA Jr.!

Gostou dessa novidade? Está interessado em conhecer novos temas? Então fique ligado no tema Food Frauds: Será que estou sendo enganado?.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *