Simulação de Auditoria: Não tenha medo da Fiscalização

Simulação de Auditoria: Não tenha Medo da Fiscalização

Como uma simulação de auditoria pode prevenir um grande problema futuro?

No ramo alimentício muitos empreendedores não se atentam o quanto essa ação pode contribuir para seu negócio e também agregando alguns cuidados na sua produção. Mas afinal, que pontos são esses? E como é executado?

É de grande importância que toda empresa se submeta a algum processo de avaliação, para assim se prevenir e estar dentro de exigências legais de órgãos fiscalizadores. Órgãos estes que em seus momentos de inspeção podem autuar alguns pontos e até acabar interditando os estabelecimentos, sendo uma grande consequência o prejuízo financeiro.

Quando um estabelecimento passa por uma simulação de auditoria, a empresa contratada tem o papel de fazer o levantamento das exigências legais dos órgãos fiscalizadores, com o intuito de fazer a verificação se a produção segue ou não adequação que é exigida. Após essa ação e o recebimento dos pontos críticos observados, o responsável pelo estabelecimento tem o parâmetro do que precisa ser modificado antes que receba um futuro comparecimentos de algum órgão.

Alguns dos benefícios de passar por uma simulação de auditoria:

  • Os responsáveis pelo estabelecimento se sentem mais seguros quanto a futuras fiscalizações que poderão ocorrer;
  • As exigências dos órgãos fiscalizadores ficam mais claras e assim tornando mais familiar algumas aplicações de procedimento;
  • Pela simulação de auditoria serão detectados alguns pontos que serão considerados de risco e falhas no procedimento. Essas questões sendo corregidas e monitoras podem significar redução de algumas perdas ou otimização de etapas na produção.

Portanto ter uma simulação de auditoria garante que a empresa esteja dentro da legislação que é exigida para seu ramo e também prevenindo que seja interditada. Além de poder corrigir possíveis pontos de riscos e ainda ter a possibilidade de otimizar ou minimizar alguns pontos que serão levantados.

Gostou do assunto abordado? Tem mais dúvidas sobre o mundo das legislações e como se adequar a ele? Confira mais informações em outros conteúdos do nosso blog: Adequação à Legislação: O Futuro do seu Negócio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *