-
O que é o selo SISBI?
A sigla do selo SISBI significa Sistema Brasileiro de Inspeção que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA).
-
Qual seu objetivo?
O Sistema tem como objetivo fazer a padronização e a harmonização dos procedimentos de inspeção dos produtos de origem animal (POA). De forma a garantir a segurança dos alimentos independentemente da instância que o inspeciona.
O SISBI-POA é uma ferramenta de inclusão que respeita as especificações regionais de produtos de origem animal em diferentes escalas de produção. Além disso, permite a inserção no mercado formal (local, regional e nacional) de uma categoria de produtos que necessita ainda de regulamentação específica.
Ademais, qualquer estabelecimento em nível municipal ou estadual que produza produtos de origem animal pode aderir ao sistema. Com isso, vale ressaltar que os produtos com este selo não podem ser comercializados para fora do País.
Com a adesão, os produtos podem ser comercializados em todo o Brasil, diferentemente dos que possuem apenas selos municipais ou estaduais, cuja comercialização é apenas interna. Outrossim, estados e municípios incluídos no sistema têm os serviços de inspeção reconhecidos como equivalentes ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Atualmente, sete estados – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina – e o Distrito, já aderiram ao sistema Federal. Dessa forma, outros oito estados – São Paulo, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Para, Ceará e Maranhão – estão em processo de adesão.
-
Como conseguir?
A equivalência e consequente adesão ao SISBI-POA passa por uma série de auditorias do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), visto que avalia a infraestrutura para o desenvolvimento das atividades de inspeção e a capacidade dos estabelecimentos de garantir a inocuidade dos produtos.
Também foram instituídos gestores estaduais para atuarem como técnicos de referência junto às Superintendências Federais de Agricultura (SFA), responsáveis pela divulgação e orientação aos serviços de inspeção interessados na adesão ao sistema.
-
Quais as vantagens de adesão?
Acima de tudo, são muitas as vantagens proporcionadas aos municípios que conquistam a certificação. Entre os benefícios, rompimento das barreiras comerciais, expansão dos mercados e fortalecimento da agroindústria ganham destaque.
O consequente aumento da produção interfere diretamente em toda a cadeia de produção do negócio. Com a possibilidade de comercializar para outras regiões do País, o produtor precisará adquirir mais matéria-prima, beneficiando direta e indiretamente outros agricultores locais.
A melhora da qualidade de vida das famílias que tiram o sustento da agroindústria é uma conquista que promove desenvolvimento em toda a região, aquecendo a economia local e garantindo mais prosperidade ao município.
Ao acessar o Cadastro Geral SISBI é possível verificar os Serviços oficiais e Consórcios que fazem parte deste Sistema.
Como visto, o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) é um grande diferencial competitivo. E você também pode contar com este selo. Quer saber mais sobre Adequação à Legislação? Entre em contato conosco, a CETA Jr. pode te ajudar!
Gostou de saber sobre o Selo SISBI? Conhece o Selo ARTE? Descubra agora a diferença desses dois Selos, “Selo SISBI x Selo Arte: Caminhos para a Produção Artesanal“.
2 respostas