Regulamento Técnico para Açougues e Fiambrerias

Regulamento Técnico para Açougues e Fiambrerias

Inicialmente é valido ressaltar que, no Brasil existem diversas leis que atuam em diferentes níveis. Como por exemplo, em âmbitos municipais, estaduais ou federais, o que a CETA Jr. está lhe apresentando são dicas para que você e seu estabelecimento possam estar sempre andando no caminho correto, com base em assuntos gerais. Porém é de extrema importância o estudo da região em que se encontra, pois cada caso possui a sua individualidade.

Quais são os pontos críticos que o estabelecimento se responsabiliza?

Açougues e Fiambrerias devem adotar as Boas Praticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos, visto que são os procedimentos necessários para garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos. Ademais, devem ter os controles relacionados a procedência das matérias-primas, temperatura do ambiente e dos produtos, higienização das instalações, dos equipamentos, dos móveis e dos utensílios, controle da potabilidade da água, higiene e saúde dos manipuladores, controle integrado de vetores e pragas urbanas. Tais controles devem ser registrados em documentos e mantidos no estabelecimento, à disposição da fiscalização sanitária.

É de extrema importância ter um fluxo de processamento ordenado, de maneira a evitar a contaminação dos produtos.

O que meus produtos precisam para serem aprovados pela inspeção sanitária?

No momento da inspeção sanitária, os estabelecimentos devem apresentar a comprovação da origem dos produtos através da exibição de notas ou outros documentos fiscais, além de outros métodos que comprovem sua procedência, tais como rotulagem, etiqueta lacre, sinais de inspeção e carimbo.

Além disso, e de extrema importância que o estabelecimento possua sua estrutura de acordo com as legislações federais e da região que se encontra.

Quando devo realizar o controle da temperatura?

Os açougues e fiambrerias devem ter o controle da temperatura dos produtos de origem animal, devendo esta ser verificada no momento do recebimento, beneficiamento, fracionamento, embalagem, rotulagem, armazenamento e comercialização, conforme a legislação e as orientações do fabricante.

Como a CETA Jr. pode ajudar?

Nós como empresa júnior sempre focamos na real dor do cliente e como otimizar e melhorar os processos. Serviços como Manual de Boas Práticas de Fabricação e  Treinamento em Higiene e Manipulação de Alimentos  podem auxiliar a adequar os açougues nas legislações vigentes, padronizando processos e reduzindo consideravelmente os riscos de contaminação, além de capacitar toda a equipe a trabalhar com alimentos, minimizando as influências negativas que os manipuladores possam causar no produto final.

Possui alguma dúvida ou problema a ser resolvido em seu estabelecimento atualmente? Entre em contato conosco, ficaremos muito satisfeitos em ajudá-lo a resolver o seu problema e alcançar cada vez mais lugares de reconhecimento no mercado.

Se você gostou do assunto abordado, então, talvez goste do post sobre Hambúrguer: Perigos Encontrados Durante o Preparo. Fique atento ao nosso Blog para mais conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *