Já se perguntou o que são os símbolos de setas em formato triangular, localizadas embaixo das embalagens plásticas, que apresentam uma numeração dentro querem dizer? Trata-se de uma informação muito importante, descubra mais ao longo desse conteúdo!
Afinal, o que esse símbolo significa? Qual é sua finalidade?
Este símbolo nada mais é que o símbolo de reciclagem, com isso, indica-se que este material pode ser recolhido para reaproveitamento. Mas, já a numeração tem um papel fundamental em indicar exatamente que tipo de material plástico foi utilizado na fabricação daquela embalagem em específico.
Nesse âmbito, esses códigos auxiliam os centros de reciclagem a classificar os materiais correspondentes na hora de seu reaproveitamento. Principalmente porque nem todos os centros de reciclagem são equipados para lidar com todos os tipos plásticos.
Ademais, também desempenham o papel de indicar aos consumidores quais recipientes podem ser entregues em determinados pontos de coleta e quais são os mais indicados para o armazenamento de alimentos.
O que cada numeração representa?
1- PET (Polietileno tereftalato)
Um dos materiais mais utilizados em embalagens e produtos de consumo, uma vez que são comumente usados na fabricação de garrafas d’água, refrigerantes etc.
2- PEAD (Polietileno de Alta Densidade)
É um tipo de material polimérico mais difícil de ser visto. Com isso, geralmente é utilizado em produtos de limpeza, em alguns brinquedos e sacos plásticos.
3- PVC (Cloreto de Polivinil)
Um tipo de plástico flexível, porém com alta emissão de produtos químicos tóxicos. Além de ser frequentemente utilizado para fabricação de embalagens de alimentos, tubos de conexões, garrafas de óleo, anéis de dentição, brinquedos e embalagens de comprimidos.
4- PEBD (Polietileno de Baixa Densidade)
Tipo de polímero que é utilizado com mais frequência em sacos de lixo, filmes em geral etc.
5- PP (Polipropileno)
É um tipo de material leve e resistente ao calor. Ademais, ele é utilizado geralmente na fabricação de copos de iogurte, embalagens de xarope etc.
6- PS (Poliestireno)
Plástico leve e barato. Muitas das vezes, este tipo de material é utilizado na fabricação de copos e talheres descartáveis, caixas de ovos e alguns outros recipientes alimentícios.
7- PC (Policarbonato) ou material não rotulado
Esta categoria, que inclui todos os Policarbonatos (PC) e outros tipos de polímeros, contém produtos químicos com alta toxicidade, evite ao máximo. Visto que normalmente são utilizados em embalagens de isotônicos, recipientes alimentares etc. O mesmo nunca deve ser reutilizado!
Logo, diante dessas curiosidades, agora já é possível saber mais sobre esses símbolos embaixo das embalagens e qual é o tamanho de sua importância.
Gostou do nosso conteúdo? Essas e outras curiosidades do ramo alimentício você encontra aqui, com a CETA Jr. Dessa forma, fique atento aos novos posts presentes em nosso Blog. E descubra mais sobre outros artigos que possam ser de seu interesse acessando os links abaixo:
Tomorrow Machine: Embalagens do Futuro