O Futuro da Indústria de Alimentos: Visão 2030

O Futuro da Indústria de Alimentos: Visão 2030

No mundo atual, somos apresentados a inovações constantemente e na indústria de alimentos isso não é diferente. Sem dúvidas você já se deparou com termos como clean label e plant based, certo? Por isso, é importante estar sempre acompanhando as tendências da área e como as empresas estão se portando no novo cenário. Neste texto, iremos te mostrar ações importantíssimas que vão te ajudar a se preparar para a próxima década!

SISTEMATIZE ESFORÇOS

É preciso ser um agente de mudanças na sociedade, momento de conscientização. Cada vez mais grandes empresas de alimentos estão reconhecendo isso e investindo em sustentabilidade e assumindo sua responsabilidade social. Ademais, desenvolver essas ações fundamentais gera custos que devem ser planejados, sem comprometer o crescimento do seu negócio. Logo, organização é a palavra de ordem então direcione bem seus esforços, seja em ações individuais, programas, participação em fóruns, entre outros.

FAÇA BENCHMARKING

O benchmarking consiste em uma análise estratégica das boas práticas que as empresas da sua área/setor estão tendo. Além disso, caso ainda não utilize essa ferramenta, comece hoje! O objetivo dela é aprimorar seu desempenho, proporcionando aumento de lucro e produtividade. Com isso, nada como aprender com quem vem sendo referência e se destaca no mercado para definir seus indicadores, metas e ações na sociedade.

Você sabe o que grandes empresas de alimentos como Coca-Cola e Danone estão fazendo? Mantenha-se atualizado!

DEFINA METAS PARA SEUS OBJETIVOS

Ter metas bem definidas e indicadores que permitam avaliar seu progresso são fundamentais em uma gestão, não só em objetivos macros. Outrossim, defina metas setoriais de acordo com as mudanças e melhorias que pretender colocar em prática no seu produto ou marca. Por exemplo, com o aumento de procura por saudabilidade nos alimentos diversas empresas estão preocupadas com redução de sódio, açúcar e gorduras. Dessa forma, com esse objetivo bem definido, o que deve ser alcançado e métricas efetivas é possível ter um bom acompanhamento e traçar estratégias inteligentes.

MANTENHA UMA BOA COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE

Seja transparente em relação aos alimentos ofertados. Os consumidores estão cada vez mais preocupados e atentos ao que consomem e de quem compram, então faça a diferença. Tenha consciência, assuma o seu papel na sociedade, implemente práticas sustentáveis na sua empresa e se preocupe com o meio em que está inserido. A tecnologia nos permite muitas coisas e uma delas é essa proximidade com as pessoas. Invista em melhorias e transmita confiança para os seus consumidores, isso fará toda diferença para o fortalecimento da sua marca, além de beneficiar o ecossistema.

Agora, o que você vai fazer de diferente a partir de hoje? Coloque em prática tudo o que abordamos nesses quatro tópicos, eles serão fundamentais para o crescimento do seu negócio nos próximos anos. Estar ciente dessa visão para a indústria de alimentos em 2030 é o primeiro passo para uma caminhada de muito sucesso, depende de você. Quer alavancar seus resultados? A CETA Jr. pode te ajudar! Entre em contato conosco e faça um diagnóstico gratuito.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe mais sobre as tendências para 2030 para o ramo dos alimentos nas nossas publicações:

Tendências para 2030: Mudanças

Dietas Inteligentes

Alta Tecnologia x Produção de Alimentos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *