“Mood Food”: O Segredo da Felicidade?

Mood Food: O Segredo da Felicidade?

Atualmente, um movimento conhecido como “Mood Food” vem se espalhando de forma acelerada pelo mundo. O movimento, que teve início no Japão, traz consigo a seguinte questão: Será que é possível ter uma vida mais feliz por meio da comida? E a resposta é: sim! Existem diversos alimentos que estimulam a produção de neurotransmissores que, por sua vez, afetam positivamente o estado mental de uma pessoa. Quer saber como alcançar essa felicidade? Veja abaixo!

É de conhecimento geral que quando uma pessoa está com fome ela tende a ficar irritadiça e mal humorada, contudo que relação isso teria com a comida? Simples, o Dr. Karter explica. Segundo ele, em uma entrevista no “Salutes”, o intestino produz 100 milhões de neurônios por dia, sendo assim considerado o segundo cérebro do corpo humano, além de estar extremamente ligado ao mesmo. Analogamente, ao ingerir substâncias que estimulem a formação da dopamina,  melatonina e serotonina os seres humanos ficam mais felizes e com disposição. Visto que esses são os principais neurotransmissores que aumentam o prazer, animação, produtividade e foco de uma pessoa.

Os ácidos graxos essenciais, as vitaminas do complexo B, o magnésio, a vitamina C e a fenilalanina são algumas substâncias que corroboram a esse movimento. Ademais, contribuem para o bem estar corporal e emocional, alguns deles ainda ajudam na produção dos neurotransmissores.

Hipócrates, o pai da medicina moderna, declarou: “Que teu alimento seja tua medicina e tua medicina seja teu alimento”, esse pensamento é encontrado ao se praticar o “Mood Food”, uma vez que os alimentos dessa modalidade são saudáveis e de total importância. Ficou curioso para saber alguns desses alimentos e suas funções? É só ficar bem atento na listinha a seguir.

  1. Banana: rica em vitamina A, C, K e B6 que por sua vez promovem a síntese de vários neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, ela promove energia, otimismo, reduz a ansiedade e contribui para a melhora do sono;
  2. Pimenta vermelha: esse alimento rico em capsaicina, responsável pela picância e ações antimicrobiana, anti-inflamatória e anticancerígena, é fonte de vitaminas C, E, B6 e K, assim como de minerais como cobre e o potássio. A queimação aumenta a produção de endorfina e melhora o bem-estar;
  3. Ovo: fonte de vitaminas D, A, E, B e B12, ferro, potássio, manganês, fósforo, zinco, selênio, albumina(proteína), entre outros. Além disso, ele é rico em micronutrientes e macronutrientes. Todas essas características em conjunto fornecem o bom colesterol e estimulam a formação de neurotransmissores que diminuem os sintomas de depressão e ansiedade.

Você encontra receitas, explicações e informações sobre o “Mood Food” no livro “Mood Food”: la cocina de la felicidade” por Michelângelo Almodóvar (ele pode ser encontrado no Amazon, https://www.amazon.es/Food-cocina-felicidad-Libros-Singulares/dp/8441532737, no idioma espanhol). E agora? Ficou encantado pelo “Mood Food”? Gostaria de produzir esse tipo de comida e levar alegria para o público, mas não sabe como? A CETA Jr. pode te ajudar com isso. Entre em contato conosco e saiba mais.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *