Principais frutas
As frutas tropicais estão entre as principais matérias-primas para atender a produção de polpa, como o abacaxi, a acerola, caju, carambola, coco, cupuaçu, goiaba, graviola, mamão, manga, maracujá, seriguela, umbu e algumas de clima temperado, como morango, pêssego, entre outras. Com isso, todas elas resultando em produtos de grande aceitação para elaboração de suco, néctar, sorvetes, refrescos e doces.
Processamento
Ademais, o processamento de frutas propicia a sua comercialização na forma de polpa congelada a qual, além da praticidade para o consumidor, preserva as características químicas e organolépticas da fruta fresca, mantendo-as praticamente inalteradas. Dessa forma, a polpa é o produto natural, obtido por esmagamento das partes comestíveis de frutas. Sendo elas carnosas, maduras e frescas, por processos tecnológicos e sanitários adequados.
Outrossim, para o processamento, são estabelecidos os padrões mínimos de aceitação da matéria-prima quanto ao estado de sanidade. Á contaminação por agentes químicos (defensivos agrícolas) e microrganismos, à inexistência de detritos animais e vegetais, à isenção de fragmentos das partes não comestíveis da fruta, nem substâncias estranhas à sua composição normal. Caso contrário, a qualidade da matéria-prima poderá ser afetada.
Cuidados necessários
A higiene, em todas as etapas da produção de frutas, é o fator fundamental para o sucesso dessa atividade. A polpa de fruta é facilmente contaminada e os alimentos mal manipulados servem como veículo de transmissão de infecções e intoxicações para o consumidor. As pessoas que estiverem envolvidas no trabalho devem ser sadias e conhecedoras das receitas e técnicas recomendadas para cada tipo de produto.
O solo contém 108 bactérias/grama, das quais 106 podem estar na forma de esporos. Portanto, é fundamental a limpeza cuidadosa das frutas, dos equipamentos, dos utensílios e do ambiente de processamento.
Nos dias de hoje, tornou-se primordial investir em ciência e tecnologia, visando reduzir custos, aumentar a produtividade, agregar valores aos produtos agrícolas, sempre visando um produto de qualidade e com segurança garantida. O produtor que não se adaptar às exigências do mercado acabará por ficar obsoleto e sem credibilidade.
Quer saber mais? entre em contato com a nossa equipe!