Quando pesquisamos sobre a palavra “empreender” nos deparamos com os seguintes significados: decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar, uma travessia arriscada, pôr em execução, realizar. Significados que se resumem em uma única palavra, FAZER.
O Brasil hoje em dia está entre os países mais empreendedores tendo aumentado sua taxa de 23% para 34,5% em pouco tempo. Além disso, no ranking dos que fazem acontecer, o Brasil destaca-se 8 pontos percentuais à frente da China, isso mesmo! Empreendedorismo made in Brasil, isso é empreender meus caros.
Um pesquisador canadense e um dos maiores especialistas na área, Louis Jacques Filion descreve que o empreendedor é uma pessoa que imagina, visto que, desenvolve e realiza visões. Ou seja, alguém que pensa, planeja e age, arquitetando todas essas etapas de maneira estratégica para conquistar metas e objetivos. Dessa forma, no desenvolvimento dessas ideias não podemos deixar de falar do Movimento Empresa Júnior, o MEJ.
O movimento:
O Movimento Empresa Júnior é um dos maiores movimentos jovens do mundo. Composto por universitários integrantes das empresas juniores. Organizações cuja gestão é exercida pelos alunos, tendo como objetivo proporcionar o conhecimento prático dos estudantes em suas áreas, estimular liderança e gestão, auxiliando no desenvolvimento de sonhos dos pequenos ou grandes empreendedores. Outrossim, sempre impactando o âmbito empreendedor são extremamente significativos seus resultados com serviços de qualidade e preço acessível gerando satisfação de clientes e indicação dos mesmos. Em conjuntura disso, as empresas juniores são sem fins lucrativos e todo dinheiro arrecadado nos projetos é destinado para manutenção da empresa e capacitação dos membros.
O sonho de ser empreendedor requer principalmente 3 características antes de qualquer visão estratégica ou capacitação: Iniciativa, coragem e foco. Acreditar no seu empreendimento é o primeiro passo para busca de órgãos que ajudem a alavancar seu produto ou serviço. A citação do MEJ é muito ligada a isso. Cerca de 8 mil jovens engajados em transformar o Brasil, responsáveis pela contribuição de cerca de 10 milhões para o PIB nacional, empreendendo conhecimento, cada um com um sonho, impulsionando muitos outros diferentes. Acredite! Um texto de Augusto Cury resume todo esse artigo.
“Ser empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.”
O que você está esperando?! Empreenda sua coragem e dê ação às suas ideias. Não deixe de ler sobre Autoconfiança, o primeiro passo para o sucesso!.