Projetos da CETA Jr.

A CETA Jr. possui conhecimento técnico e ambiente que possibilitam a execução do projeto com qualidade. Temos professores especializados, laboratório e local adequado caso surja a necessidade de suporte.

Pop’s Palhas

A marca do cliente estava crescendo, com possibilidade de que seus produtos fossem comercializados em outros estados, porém a validade da palha italiana não permitia isso, além da fragilidade da embalagem e ausência de uma informação nutricional confiável.

Revisamos a formulação atual da palha italiana, propondo melhorias e com a adição de um aditivo, mudamos a forma de envase, incluindo a indicação de uma embalagem mais adequada, para melhor proteção e valorização do produto, e, posteriormente, determinamos a validade atual através das análises microbiológicas, previstas nas legislação, além de elaborar as tabelas nutricionais, também exigidas para regulamentação dos alimentos.

Atingimos o objetivo do nosso cliente: o doce, que antes durava aproximadamente uma semana, se manteve estável e apto para consumo por trinta dias, após as mudanças. A CETA Jr. fica feliz por ter ajudado mais um empreendedor do ramo alimentício no seu crescimento, na adequação do seu negócio e confiabilidade da sua marca!

Bebê Nutrir

2019 foi um ano com grandes projetos na CETA Jr., dentre eles o da Bebê Nutrir, empresa de alimentos infantis, prontos e saudáveis. Nosso objetivo era proporcionar ao nosso cliente a regulamentação dos seus produtos frente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), permitindo a comercialização dos mesmos com qualidade e segurança.

Nossa solução consistiu na realização de análises físico-químicas nos produtos, de acordo com a legislação vigente, a Portaria SVS/MS nº 34/1998, comprovando que se encontrava dentro dos padrões, além de elaborarmos suas respectivas tabelas nutricionais, exigidas pelo órgão responsável. O projeto permitiu que esses alimentos fossem regularizados pela ANVISA e, hoje, nosso cliente pode comercializá-los com a certeza de que entrega um produto seguro e de qualidade!

Sabor Carioca

O ano de 2017 foi repleto de desafios, dentre eles um de grande impacto econômico e social. Tratava-se de uma fabrica de biscoitos na baixada fluminense, que havia sido atuada pela Vigilância Sanitária por apresentar diversos problemas de produção e não-conformidades que corria risco de ser fechada por não estar em condições adequadas, acarretando na demissão de diversos funcionários que dependiam desse trabalho para obter sua renda. O fechamento da fábrica causaria impactos negativos não só para os colaboradores, mas também para a economia local que era impulsionada pela mesma. Com nosso comprometimento em entregar soluções práticas e entendendo a urgência da situação, trabalhamos para reverter o quadro. Primeiro, foi observado a necessidade de fazer com que a equipe do local tivesse

conhecimento e noção a respeito das Boas Práticas de Fabricação complementado por um Treinamento de Higiene e Manipulação de forma que eles pudessem entender os perigos de não se manusear um alimento corretamente e impedir possíveis contaminações microbiológicas do mesmo. Além disso, também utilizamos os serviços de Mapeamento de Processos em conjunto com Layout Industrial para que todo o processo de fabricação fosse padronizado, ajudando a otimiza-lo e impedir quaisquer tipos de interferência nas características do biscoito. Com a finalização do projeto, a fábrica recebeu a permissão de funcionamento, expandiu seus pontos de venda e, como impacto social, gerou mais empregos.

Vale do Formoso

Os clientes estavam com perdas de seus produtos após o envase, onde cerca de 20% dos produtos, tomates secos em conserva, estragavam na embalagem. O objetivo seria indicar o melhor processamento térmico de acordo com as opções de embalagem (e suas especificações de uso), entre outros métodos que sejam adequados para conservar o produto, dando preferência a não utilização de conservantes. Tal serviço resultou no aumento da vida útil do produto em questão, além de preservar suas características organolépticas (no caso o aroma, sabor e a textura do tomate seco).

O objetivo desse projeto foi desenvolver uma proposta de valor na transformação de legumes e frutas em antepastos, geleias e molhos. Com responsabilidade na exploração da terra e consumo respeitando as colheitas naturais, foi sugerido melhorias no processo contribuindo não só para sua eficácia (redução de perdas no processo e na cadeia de distribuição), como na sua eficiência (produção mais rápida). Skills de processos, projetos e estratégias visando a construção de uma cadeia de valor responsável, do fornecedor ao cliente.

Através de conhecimentos técnicos no que diz respeito à conservação dos produtos sem adição de conservantes e aditivos químicos, pode-se atingir as expectativas do cliente.

Diego Blanc

O cliente desejava uma inovação para as pessoas que buscavam uma alimentação mais saudável, prática e também saborosa. Dessa forma, foi indicado que seriam salgados orgânicos com base de biomassa de banana verde e indicação de 5 outros recheios.

Para a elaboração desse projeto, a equipe preparou um documento também chamado de entregável, onde contém todo o relatório, pesquisas, testes e as orientações do projeto em questão. Nesse caso, estava discriminado toda a etapa de produção ponderando desde indicação de equipamentos que deveriam ser utilizados até a melhor forma de seleção da matéria-prima. Com isso foi possível indicar a aplicação de um desejo do cliente e assim potencializar as vendas do mesmo com a diversificação do seu cardápio.

banana verde