Chopp e Cerveja: suas diferenças e seus pontos em comum

Chopp e Cerveja, você consegue destacar as diferenças entre essas bebidas tão famosas entre os boêmios?

Você sabe a diferença entre a cerveja e o chopp? E seus pontos em comum? Caso não, não se preocupe, vamos citar a seguir os 4 pontos de maior relevância que, normalmente, diferenciam essas bebidas:

  • Pasteurização

Dentro de uma produção, ambas as bebidas seguem as mesmas etapas, até chegarem na fase de pasteurização, onde a cerveja é pasteurizada e o chopp não. O motivo da pasteurização é prolongar o tempo de vida da cerveja, aumentando seu tempo de prateleira e facilitar, assim, a sua comercialização.

A pasteurização é um processo físico onde a bebida é aquecida a alta temperatura por um tempo específico, em seguida é resfriada, com objetivo de eliminar os microrganismos e aumentar sua vida útil. Como o chopp não sofre o processo de pasteurização, o mesmo se destina para um processo onde tem-se um filtro de membranas que retém micropartículas.

  • Tempo de validade

Escuta-se bastante sobre o chopp ser mais fresco quando comparado a cerveja, isso não é um mito. Normalmente, uma cerveja dura em torno de 8 meses, em temperatura ambiente, assim que aberta sua duração passa para questão de horas. O chopp, normalmente, dura 10 dias em temperatura ambiente, e por esse motivo entendemos que ele sai da sua linha de produção a pouquíssimo tempo para consumo, assim que aberto e conservado sob refrigeração, o mesmo se torna seguro para consumo de 5 há 7 dias.

  • Envasamento

As cervejas são envasadas em garrafas de vidro ou em latas de diferentes volumes, o chopp é envazado em barril de aço inox de 5 até 50 litros.

  • Sabor

Sobre o sabor, pode-se ressaltar que é a diferença se mostra bem sútil entre ambas as bebidas. Devido ao seu processo final ser diferente, as bebidas podem apresentar uma leve mudança no paladar, sendo o chopp mais cremoso devido à pressão da máquina.

Segue abaixo duas dicas que podem ser aplicadas em qualquer um dos dois consumos:

  1. Não retirem o colarinho da cerveja e muito menos do chopp, ele demonstra a qualidade da bebida e ainda desacelera o processo de oxidação. Ele funciona como um isolante térmico no copo e também conserva o aroma.
  2. A temperatura influencia muito na degustação da bebida. A temperatura ideal gira em torno de 2 a 4°C. Ao tenta provar uma cerveja ou chopp extremamente gelado, você estará neutralizando as papilas gustativas e assim não alcançando realmente o sabor delas.

Quer saber mais sobre Cerveja? Visite nossa matéria sobre seus tipos e diferenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *