Contaminação de Bebidas na Indústria de Alimentos

Contaminação de Bebidas na Indústria de Alimentos

O setor de alimentos e bebidas no Brasil tem crescente aumento de demanda a cada ano. Atualmente, essa indústria representa cerca de 10% do PIB brasileiro, com receita anual ultrapassando os R$ 480 bilhões. Sendo o setor de bebidas responsável por R$80 bilhões anuais, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria.

E por serem produtos que passam diariamente pela mesa do consumidor, as bebidas devem seguir todo um protocolo de cuidados na hora da fabricação. Pois também são alvo de contaminação que pode tanto comprometer a saúde das pessoas quanto a imagem marca do fornecedor.

Contaminação por qual tipo?

A contaminação de bebidas pode ser do tipo microbiológica ou também por componentes químicos. Até mesmo marcas famosas já tiverem que ter seus produtos retirados dos mercados por contaminação devido a bactérias, após duas pessoas serem intoxicadas no RS em 2014.  Inclusive este ano também tivemos o recente caso onde uma indústria de cervejas é investigada pela presença da substância tóxica dietilenoglicol em diversos rótulos da marca, o que acometeu 18 pessoas levando a morte de 4 deles.

É por isso que a ANVISA preconiza que todo rótulo de produto alimentício deve ter impresso, gravado ou marcado de qualquer outro modo uma indicação em código ou linguagem clara. Para que permita identificar o lote a que pertence o alimento, de forma que seja visível, legível e indelével.

Isto, porque o lote serve para rastrear produtos que tenham sido fabricados com os mesmos procedimentos e no mesmo dia e ajuda a ter um controle para identifica-los e fazer a retirada deles do mercado em casos como esse de contaminação.

Para uma fabricação de bebidas de modo correto e seguro faz-se necessária a utilização das boas práticas de fabricação. Que é um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação. A fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos. Em outras palavras que viabilizem seu produto a ser comercializado e consumido em segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *