BPF e Treinamento de Higiene e Manipulação: Como afeta meu negócio?

Contaminação Cruzada: Você está Disposto a Pagar o Prejuízo?

Você sabe como evitar que seus produtos sofram contaminação? Já ouviu falar em contaminação cruzada? E do que seu negócio precisa para estar de acordo com os padrões higiênico-sanitários da ANVISA? Essas são algumas das indagações que abordaremos ao decorrer deste texto.

Você entenderá como e o porquê os serviços de Manual de Boas Práticas de Fabricação e o Treinamento de Higiene e Manipulação são essenciais para empreendedores da área de alimentos que se preocupam com a qualidade de seu produto e claro, a saúde de seus consumidores.

É muito importante que produtos alimentícios comercializados sejam feitos a partir de alimentos seguros, ou seja, que não apresentam riscos de causar danos à saúde do consumidor. Para tal, deve ser obtido, preparado, conservado, transportado, transformado e exposto à venda ou consumo em condições que garantam o controle higiênico-sanitário, evitando as DTA’s.

O que são DTA’s?

As DTA’s são as doenças transmitidas por alimentos, causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), pelo menos 600 milhões de pessoas no mundo ficam doentes e 420 mil morrem após ingerirem comida contaminada todos os anos. Em 2017, um estabelecimento na cidade de Caraguatatuba, em São Paulo, foi interditado após 200 pessoas serem atendidas por intoxicação alimentar. Muitas das vezes isso se dá pela contaminação cruzada no decorrer da manipulação dos alimentos.

Contaminação Cruzada

A contaminação cruzada ocorre geralmente quando um alimento cru — contaminado por bactérias, vírus ou parasitas — entra em contato direto ou indireto com um alimento pronto para o consumo. Por exemplo, cortar uma carne crua e utilizar a mesma faca para preparar a salada pode parecer um ato inofensivo, porém pode causar sérios riscos para a saúde humana.

Como garantir que os alimentos comercializados sejam seguro?

Todas essas questões têm a ver com o “Manual de Boas Práticas de Fabricação” e o “Treinamento de Higiene e Manipulação”. Segue abaixo:

O Manual de Boas Práticas de Fabricação

O Manual BPF envolve um conjunto de medidas que devem ser adotadas a fim de assegurar a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos vigentes.

Ele atua desde a matéria-prima até o produto final, envolvendo as condições de armazenamento, condições estruturais de edifícios, condições e sanitização de equipamentos e estabelecimentos, controle de pragas e higiene pessoal.

Torna-se importante para que o estabelecimento esteja de acordo com a legislação vigente, garantindo um alimento seguro. Além disso, até mesmo retornos financeiros devido à diminuição de custos e mercadorias retornadas.

O Treinamento de Higiene e Manipulação

O Treinamento é válido para empreendedores que desejam que seus manipuladores tenham noção básica sobre higiene e as boas práticas de manipulação de alimentos estabelecidas pela ANVISA. Assim, saberão sobre os perigos físicos, químicos e biológicos em alimentos e como evitá-los.

Uma das vantagens de oferecê-lo aos manipuladores é a redução significativa do desperdício e consequentemente, aumento do lucro. Além de que, com todas as medidas aplicadas ao estabelecimento, têm-se um produto de maior qualidade aos clientes. Inclusive, evitam-se problemas jurídicos por estas questões relacionadas.

Depois de todas essas informações, quer deixar seu estabelecimento dentro dos padrões exigidos pela ANVISA adquirindo um Manual BPF? Que tal também capacitar seus funcionários para uma ótima qualidade final de seu produto por meio de um Treinamento de Higiene e Manipulação? A CETA Jr. pode te ajudar! Entre em contato conosco para maiores informações.

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Confira em:

Por que realizar um Treinamento de Higiene e Manipulação?

Ebook: BPF em Tempos de Crise: COVID-19

Você Conhece os Perigos Envolvidos na Contaminação Cruzada?

5 RAZÕES PARA TER UM MANUAL DE BPF NO SEU NEGÓCIO

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *