Como obter o selo orgânico?

Como obter o selo orgânico?

Com a crescente demanda por uma alimentação saudável e natural, o alimento orgânico surge como uma alternativa cada vez mais buscada pelos consumidores brasileiros. Ademais, a produção orgânica e o apelo social, ambiental e midiático nesse assunto crescem ano após ano. Porém, como ter certeza de que está consumindo um produto de origem orgânica?

Lei dos Orgânicos

Em 2007 o governo federal regulamentou a Lei dos Orgânicos, e, a partir de 2011, todos os produtos orgânicos vendidos em estabelecimentos comerciais devem estar conformes à legislação brasileira. Para que isso ocorra, eles precisam ser identificados por um selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), ou no caso de feirinhas livres, o produtor deve apresentar uma Declaração de Cadastro que demonstra que ele está cadastrado junto ao MAPA. A certificação e o selo funcionam como garantia de que todo o processo de produção do alimento é orgânico e sustentável. E aproxima o produtor do consumidor, transparecendo a preocupação com a sustentabilidade.

Para obter o selo orgânico o produto e a empresa devem possuir as seguintes características: ter 95% das matérias-primas certificadas como orgânicas (com até 70% são designados como “produtos com ingredientes orgânicos e abaixo disso não recebem designação como orgânicos). As matérias-primas precisam ser produzidas de acordo com a agricultura orgânica e com origem rastreável. É preciso controlar impactos ambientais na atividade. Todas as leis trabalhistas devem ser seguidas e etc.

Com esse crescente mercado há uma alta migração para essa vertente que é o orgânico, o saudável, o sustentável. A adequação à legislação para obtenção do selo se faz totalmente necessária para as pessoas que estão interessadas nesse seguimento, a fim de gerar uma maior credibilidade ao produto. E o desenvolvimento de novos produtos denominados orgânicos cresce cada vez mais.

A CETA Jr. oferece tais serviços que podem te ajudar a impactar esse mercado tão promissor. Veja também os MITOS x VERDADES na Indústria de Alimentos , acesse agora o post em nosso Blog!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *