Em referência a palavra que no grego significa Igualdade, a ISO (International Organization for Standardization) tem como finalidade desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. Mas o que a qualidade do meu produto tem a ver com isso? Confira a seguir!
A ISO tem aproximadamente 162 países membros sendo a ABNT a representante brasileira. As normas da família NBR ISO 9000 foram desenvolvidas para apoiar organizações, de todos os tipos e tamanhos, na implementação e operação de sistemas de gestão da qualidade. Fazem parte dessa família a ISO 9000, ISO 9001, ISO 9004; ISO 19011.
Vale ressaltar que tais normas não são destinadas a um “produto” nem a uma indústria específica. Elas têm como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações que a aderem. Como consequência, há a padronização e melhora dos processos gerando assim a melhora do produto que chegará ao consumidor.
Logo, podemos concluir, que a ISO 9000 está diretamente ligada a qualidade do seu produto, pois ela garante que o processo produtivo está sendo seguido à risca. Assim, não havendo a possibilidade de se ter possíveis contaminações, tendo como resultado um produto com mais destaque no mercado.
Além disso, a ISO 9000 não ajuda só na qualidade como também te abre portas para novos mercados, aumenta a satisfação dos seus clientes, gera colaboradores motivados, dentre muitos outros benefícios.
Ainda não tem a ISO 9000? Deseja acrescentar e muitos outros benefícios aos seus produtos e processos? Tá esperando o que? Entre em contato conosco, a CETA Jr. pode te ajudar!
Veja também outros conteúdos do nosso Blog: Adequação à Legislação: O Futuro do seu Negócio e Normas Globais para a Indústria de Alimentos.