Armazenamento de Água Potável x Princípios Sanitários

Armazenamento de Água Potável x Princípios Sanitários

A água potável é de extrema importância para a indústria de alimentos, pois acaba impactando diretamente na qualidade dos processos. Seja qual for o setor em que será utilizada, poderá comprometer a qualidade sanitária do produto final. Partindo do abastecimento de água oriundo de fontes seguras e adequadas às condições industriais, é válido destacar as condições sanitárias
de seu armazenamento.

De acordo com a Food Safety Brazil, a higienização dos reservatórios de água e a potabilidade dela na cadeia alimentícia não é o suficiente. Assim, quando se fala em controle de qualidade dos processos é necessário possuir critérios ainda mais rigorosos como garantia.

Para maior efetividade, a implementação do Manual EHEDG consegue garantir a segurança, a higiene no tratamento, armazenamento e distribuição de água em indústrias de alimentos e bebidas.

Dentre algumas medidas quanto ao armazenamento de água potável para processos produtivos destacam-se os seguintes critérios:

  • Os tanques devem ser fechados para impedir a entrada de materiais estranhos e pragas;
  • A capacidade de armazenamento deve ser estimada conforme o consumo de água;
  • A temperatura deve ser mantida abaixo de 20°C ou acima de 60°C em caso de água quente;
  • Ter aberturas de ventilação dos reservatórios equipados com filtro. Bem como ter um dispositivo de proteção contra refluxo para impedir que a água entre em contato com o filtro;
  • Filtração de água quando em contato com o ar, na presença de extravasores com filtro HEPA, com tela resistente à corrosão para impedir a entrada de pragas.
  • O fundo do tanque deve ser inclinado e deve haver válvula de drenagem no ponto mais baixo da tubulação de saída para facilitar a remoção de sedimentos.
  • Os tanques de armazenamento devem ter tampa e serem passíveis de inspeção.
  • O tanque de armazenamento deve conter um sistema spray-ball para higienização do tipo CIP (Clean In Peace), com agentes químicos ou água quente entre outros critérios pertinentes como a entrada não autorizada de acesso aos tanques.

Deve-se enfatizar o cuidado com a água e os tipos de tratamentos enfrentados por ela é primordial para garantir a qualidade de processos mais íntegros.

Gostou do Conteúdo? Saiba mais em: Qualidade da água: O que afeta minha produção?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *