A transformação na Indústria com o crescimento do Veganismo

A transformação na indústria devido ao crescimento do Veganismo

Uma tendência que vem impactando o mercado ao longo dos últimos anos é o crescimento do veganismo. A mudança nos hábitos alimentares impulsiona uma revolução vegana e transforma a indústria mundial. Ademais, o setor alimentício vem apresentando grandes inovações através de diversos produtos veganos e/ou vegetarianos, com a substituição de produtos de origem animal e derivados por vegetais, frutas, cereais, legumes e nozes.

Outrossim, em quesito de transformação, se torna uma questão de sobrevivência para o mercado de food service no médio e longo prazo, ter boas opções veganas no cardápio, além de consciência e sustentabilidade.

Podemos citar alguns substitutos característicos, sendo:

A semente de linhaça que possuem propriedades nutricionais e funcionais que causam benefício a saúde, visto que contém de 30% a 40% de lipídios, de 20 a 25% de proteína, 20 a 28% de fibras solúvel e insolúvel (LIMA, 2008).

A soja vem sendo utilizado pela população devido ao seu alto teor de proteínas. Ainda assim, torna-se uma opção para enriquecer a alimentação vegan (PARK , AGUIAR, ALENCAR, MASCARENHAS, SCAMPARINI, 2001). Com isso, cada 100g de soja fornece a metade da quantidade diária de proteínas recomendada para um adulto (PANIZZI, 2006).

O grão-de-bico é uma fonte excelente de proteínas e carboidratos, os quais abrangem cerca de 80% do peso total do grão cru. Sendo também rico em minerais e fibras, diferenciando-se das outras leguminosas por sua alta digestibilidade, baixo teor de substâncias antinutricionais e alta disponibilidade de ferro. Dessa forma, acaba sendo um alimento de alto valor nutricional.

Hoje, podemos encontrar no mercado alimentos como hambúrgueres e salgados veganos e pratos sofisticados sem o uso de produtos animais. Bem como queijos feitos de vegetais, bebidas vegetais, sobremesas, entre os mais diversificados produtos para atender o publico desejado.

O desenvolvimento para novos produtos deve buscar legislações pertinentes e semelhantes ao produto que se deseja lançar e fazer-se uma adaptação para se enquadrar as normas estabelecidas pela vigilância sanitária em produtos já comercializados, porém de origem animal.

Gostaria de se adequar as normas estabelecidas ou entrar no mundo do veganismo? Está com dificuldades ou não sabe por onde começar? A CETA Jr. te auxilia em todas as etapas.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *