Você provavelmente já reparou no código de barras em algum produto, mas já se perguntou como esse mecanismo funciona? Essa tecnologia que possibilita automatizar a identificação de mercadorias possui diversas variações, de modo a atender diversos segmentos. Nessa matéria falaremos sobre os tipos de código de barras mais utilizados e sua importância comercial.
O código binário é o princípio utilizado para a estruturação de um código de barras, no qual, as colunas brancas representam o número 0 e as colunas pretas representam o número 1. A decodificação, que é o processo de leitura do código, é feita através de um leitor que emite um raio vermelho nas listras do código. Dessa forma, as áreas brancas têm maior reflexão enquanto as pretas têm menor.
Para chegar no sistema mundialmente utilizado atual, o GS1, o código de barras passou por diversas modificações. No Brasil, existem diversas variações utilizadas, principalmente por varejistas.
Variações mais utilizadas no Brasil:
- EAN-13, European Article Numbering;
- UPC-A, Universal Product Code;
- QR CODE , Quick Response, é bidimensional e possui muito mais informações que os códigos comuns.
Por meio dos códigos de barras aliados a um software de gestão, é possível analisar o estoque de maneira mais estratégica. Através dessas ferramentas, consegue-se observar o comportamento de compra dos produtos, como quando cada produto vende mais ou menos. Dessa forma, é possível montar um planejamento de reabastecimento, de modo a evitar perdas ou desperdícios.
No e-commerce, principalmente em Market Places, que são sites em que empresas distintas comercializam os seus produtos, implementar código de barras é fundamental. Por meio do modelo de código unificado GTIN (Número Global do Item Comercial), é possível encontrar diversas ofertas de um mesmo produto. Além disso, o código de barras também possibilita a rastreabilidade de produtos, que é uma grande vantagem no ambiente competitivo de vendas pela internet.
Em suma, o código de barras é o que distingue as mercadorias no sistema, correspondente a identidade de cada uma. Esse mecanismo possibilita visualizar melhor o estoque e consequentemente, ter mais conhecimento do comportamento de compra dos produtos. Portanto, se os seus objetivos são otimizar seus processos e consequentemente, aumentar a satisfação dos seus clientes, implementar o código de barras é uma excelente estratégia.
Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro do assunto RDC 326/2019: O Que Muda na Minha Embalagem. Por fim, não se esqueça de acompanhar a CETA Jr. nas redes sociais.
3 respostas
Boa noite preciso de código de barras
O Sr. pode mandar email para marketing@cetajr.com? Iremos lhe ajudar!