Antes de mais nada, você sabe o que é o xilitol? Ele é um álcool de açúcar, esse carboidrato é um adoçante que tem função de substituir o açúcar comum, tanto por pessoas como pela indústria. Visto que está em pequenas quantidades em frutas e vegetais, podemos dizer que é um adoçante natural. Além disso, sua estrutura permite o estimulo dos receptores gustativos do sabor doce na língua.
E quais são seus benefícios?
Auxilia na saúde bucal
Os estudos dizem que o adoçante ajuda a prevenir a cárie dentária e a gengivite, visto que combate uma bactéria oral chamada Streptococcus mutans (um dos principais fatores que contribuem para a cárie e possíveis inflamações)
Não aumenta o nível de açúcar no sangue
Seu índice glicêmico (IG), que é o quão rápido um alimento aumenta o nível de açúcar no sangue, é de apenas 7, enquanto o açúcar refinado é de 60 entre 70. Ideal para pessoas com diabetes, pré-diabetes, obesidade ou outros problemas metabólicos.
Ajuda na perda de peso
Podemos dizer que é um grande aliado à perda de peso, visto que tem 40% menos calorias do que o açúcar convencional.
Protege contra a osteoporose
Esse adoçante aumenta a absorção de cálcio no sistema digestivo, que por consequência leva ao aumento do volume ósseo e do conteúdo mineral ósseo.
Auxilia a saúde digestiva
Ao alimentar os probióticos do intestino, o xilitol atua como uma fibra solúvel.
Reduz os efeitos do envelhecimento
Estudos relacionaram o xilitol ao aumento da produção de colágeno, o que pode ajudar a neutralizar os efeitos do envelhecimento na pele.
Curiosidade:
- Além de todos os benefícios citados, o xilitol também combate a famosa levedura Candida albicans, que pode gerar infecções por cândida.
- Apesar de ser um álcool, esse adoçante não é o mesmo álcool que o deixa bêbado. Álcoois de açúcar são seguros para pessoas com dependência alcoólica.
Por fim, gostou de saber mais sobre esse adoçante? Acesse nosso blog e descubra sobre alternativas mais saudáveis e outras tendências no mundo dos alimentos. Para mais conteúdos acesse: