A vitamina C desempenha um papel fundamental, atuando como um componente vital na produção de tecidos, células e substâncias químicas essenciais para nossa saúde. Embora seu aproveitamento pelo corpo seja eficiente, com uma absorção principalmente nos intestinos, o organismo humano não possui a capacidade de armazená-la por longos períodos e sintetizá-la por conta própria, sendo necessário o seu consumo diariamente.
Mas o que é vitamina C?
Também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente solúvel em água, onde sua absorção pelo organismo está ligada a líquidos. Sua destacada ação antioxidante combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular, e regenera antioxidantes como a vitamina E. Além disso, fortalece a produção de glóbulos brancos, essenciais para o sistema imunológico, aumentando a resistência a doenças, como gripe e viroses, e elevando os níveis de anticorpos.
Como incorpora-lá na sua dieta?
Adquirir ela pela alimentação é simples, dada a abundância de opções na culinária brasileira, que oferece diversas frutas, verduras e legumes ricos nesse nutriente. Apesar da associação com laranjas e limões ao pensar em vitamina C, outras fontes incluem legumes e verduras.
Veja, a seguir, os alimentos com maiores quantidades de vitamina C, além da laranja e limão para introduzir na sua rotina:
- Acerola: Atua na absorção de ferro no organismo;
- Caju: Diminui os radicais livres da vitamina C associada à alta presença de zinco;
- Espinafre: Turbinam o organismo não só com a vitamina. Mas, também com cálcio, fósforo, potássio, vitamina A e magnésio;
- Couve: Versátil fonte de vitamina C, e pode ser consumida crua, refogada ou em suco;
- Manga: Rica em vitaminas C, B, A, E e K, beneficiando o organismo;
- Brócolis: Reforça a imunidade, melhora o intestino e traz benefícios ao coração e cérebro.
Portanto, incluir regularmente alimentos ricos em vitamina C na dieta fortalece a imunidade, promove a saúde celular e previne condições associadas ao envelhecimento e ao funcionamento inadequado do organismo. Com diversas opções disponíveis, essa prática torna-se acessível e deliciosa, contribuindo para um estilo de vida mais saudável.
Por fim, gostou desse assunto e quer saber mais sobre? Nos siga no instagram (cetajrconsultoria) e nos acompanhe por lá. E aqui está um conteúdo alusivo:
https://www.cetajrconsultoria.com/saudabilidade-alimentar-saiba-como-investir-e-ganhe-mais/