O tratamento UHT é usado para produtos de baixa acidez como, por exemplo, diversos lacteos. Descubra aqui as principais vantagens desse processo

Você conhece as vantagens dos alimentos UHT?

O tratamento UHT é usado para produtos de baixa acidez como, por exemplo, leite UHT, leite UHT aromatizado, cremes UHT, leite de soja e outras opções de lácteos. Além disso, o mesmo processo também é utilizado para esterilizar alimentos preparados como sopas, molhos, sobremesas, alimentos para bebê e preparados de tomate e frutas.

No tratamento UHT, o objetivo é maximizar a destruição de micro-organismos com o mínimo de alterações químicas ao produto. Isso significa encontrar a combinação ideal de temperatura e tempo de processamento para diferentes tipos de alimento. Existem dois métodos alternativos de tratamento UHT: direto ou indireto. No aquecimento UHT direto, o vapor é injetado no produto que em sequência é submetido a um resfriamento instantâneo em uma câmara de vácuo. A rapidez do tratamento faz com que seja possível obter um produto de altíssima qualidade.

No entanto, o processo requer um consumo de energia relativamente alto em comparação com o tratamento UHT indireto. Com o aquecimento indireto, o produto não entra em contato direto com a fonte de calor. Nesse caso, ele é aquecido por meio de trocadores de calor. O que faz desse método tão econômico é que a maior parte da energia do aquecimento pode ser recuperada.

Esse processo apresenta vantagens tecnológicas, por ampliar o prazo de validade do produto, sem necessidade de refrigeração. É um processo eficaz por não haver modificações significativas na qualidade nutricional, tal como as vitaminas do complexo B, e por não haver alterações no sabor do produto.

Saiba qual é o melhor método para a conservação do seu produto, entre em contato com nossa equipe e iremos lhe auxiliar para obter os melhores resultados.

Conheça também outro tipo de conservação do ramo alimentício, o tratamento térmico, acesse agora o conteúdo no nosso Blog!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *