Teste de Aceitação: Potencialize suas Vendas!

Teste de Aceitação: Potencialize suas Vendas!

Pensou em lançar um produto no mercado, mas teve receio de como poderia ser aceito?! Pois bem, com a finalidade de propor segurança aos empreendedores que foi desenvolvido o Teste de Aceitação.

No ramo alimentício, correr riscos para inovar é fundamental, pois através de novas tentativas que podemos alcançar pontos mais altos para a nossa empresa. E graças ao grande avanço tecnológico atual foi possível gerar uma revolução no mercado de alimentos em todo o mundo. Por consequência, temos produtos ainda mais diversificados e para diferentes nichos de pessoas.

Apesar disto, muitos empreendedores se sentem inseguros quanto à recepção do público para novas ideias de produtos, visto que, a reação apresentada pode causar muitos prejuízos.

Devido a consumidores mais exigentes com relação à alimentação considerando que temos um ramo cada vez mais competitivo, foi necessário que uma medida paliativa fosse viabilizada possibilitando uma prévia do impacto do produto no mercado. Sendo assim, as organizações estão buscando meios que permitam aumentar a qualidade dos seus produtos. Neste caso, o teste de aceitação é uma excelente alternativa, possibilitando redução de custo, tempo e retrabalho na produção dos mesmos.

O que é o teste de Aceitação ?

É um tipo de análise sensorial usada para aproximar o público-alvo do resultado esperado pela indústria, ele evoca, mede, analisa e interpreta reações. Desta forma, é possível gerar feedback com relação a percepção daquele público sobre o produto. Dentro deste contexto, a análise sensorial de alimentos tem atuado como instrumento para avaliar a qualidade dos alimentos e a aceitabilidade mercadológica. Com isto, vem se consolidando como ferramenta de extrema importância da indústria alimentícia, pois contribui para o alcance da excelência que o mercado exige.

Além de cumprir sua função de nutrir, os alimentos também provocam sensação de prazer e bem-estar. Sendo assim, sistema do teste de aceitação avalia os
atributos sensoriais com base na percepção do consumidor.

São considerados na avaliação: cor, aroma, sabor e textura dos produtos, gerando dados sobre a adesão do mesmo ao mercado. Portanto, observa-se que a avaliação da satisfação sensorial é decisiva no processo de compra pelo consumidor. O teste é realizado por uma equipe qualificada, onde é reunido o perfil de público para um tipo de produto. Dependendo do objetivo do teste é selecionado qual metodologia é propícia ao caso, o teste pode ser realizado por três distintos métodos sensoriais, sendo estes:

Descritivo

Visa avaliar a qualidade e a intensidade sensorial dos produtos. Para isso, é aplicado o princípio da Análise Descritiva Quantitativa – ADQ. Esta tem como objetivo avaliar atributos sensoriais de determinado produto, como sabor, textura, aroma, cor e outras características de fácil percepção.

Discriminativo

Avalia as diferenças sensoriais entre dois produtos ou mais, de forma a fazer comparações. Dentre essa classificação, existem as diferentes possibilidades de testes:

  • Duo-Trio – Determina a diferença entre um padrão e uma amostra.
  • Comparação Pareada – Avalia qual amostra é mais intensa de acordo com determinado atributo.
  • Triangular – Analisa se houve mudança entre duas amostras que sofreram processos diferentes.
  • Ordenação – Faz comparações entre várias amostras para verificar se há diferença entre elas.
  • Comparação Múltipla – Analisa o grau de diferença entre muitas amostras e uma amostra-padrão.

Afetivo

Neste método, o objetivo é avaliar a preferência de determinados consumidores por um ou mais produtos e a aceitação destes. Como são métodos afetivos, as técnicas a seguir não necessitam de provadores treinados, pois avaliam somente a aceitação e preferência pelos produtos.

Nesse âmbito, podem ser realizados dois tipos de testes:

  • Preferência – Avalia o grau de preferência do produto principal em relação a outro produto.
  • Aceitação – Analisa o grau de aceitação ou não do produto em questão.

Deste modo, foi possível observar o quão grande foi o desenvolvimento da ciência e tecnologia de alimentos em razão do impacto dos produtos no mercado. Assim, o teste busca tornar ainda mais qualitativos os estudos para obtenção de novos produtos. Além de favorecer o marketing das empresas e a produção de alimentos diversificados e coerentes com a opinião pública. E principalmente, fornecer a segurança no investimento aos empreendedores.

Gostaria de saber mais sobre como solicitar este serviço e quais os impactos para sua empresa? Conheça mais através do post Teste de Aceitação: O que muda no meu investimento? e não se esqueça de entrar em contato com um analista CETA Jr., estaremos aguardando seu contato!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *