Seja por questões de saúde, respeito aos animais ou preocupações ambientais, a busca por produtos veganos está tendo um grande crescimento, porém, quantos deles tem o selo vegano?. Além disso, de acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência (2018), 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos (o que corresponde a um crescimento de 75% em relação a 2012). Assim, os não vegetarianos também geram uma considerável demanda por produtos veganos.
Segundo a mesma pesquisa, mais da metade dos brasileiros (55%) consumiria mais produtos veganos caso estivessem melhor indicados na embalagem. Para melhorar esse aspecto de indicação e visualização, o produtor alimentício pode optar por adquirir o Selo Vegano, que é um programa de certificação de produtos criado em 2013 e gerenciado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
Para a obtenção do selo, os produtos são avaliados por uma comissão de colaboradores da Sociedade Vegetariana Brasileira e devem cumprir 3 requisitos:
- Produto sem ingredientes de origem animal;
- Empresa não testa produto finalizado em animais;
- Fabricantes fornecedores não testam os ingredientes em animais;
Essa certificação atribui alguns benefícios ao produto, aos consumidores e à causa vegana, dentre eles estão:
- Aumento da quantidade de vendas, pois como dito anteriormente, mais da metade dos brasileiros consumiria mais produtos veganos caso estivessem melhor indicados;
- Exposição e divulgação dos produtos em feiras e eventos voltados para o público vegano e vegetariano;
- Transmissão de confiança e segurança para o consumidor, pois o selo confirma que o alimento não utiliza nenhum produto de origem animal (nem na sua composição, nem no seu processo de fabricação e desenvolvimento);
- Divulgação do conceito “vegano” em milhares de pontos de venda em todo país.
Quer saber mais ou deseja desenvolver um produto com os requisitos para obter o Selo Vegano? Entre em contato conosco e nós seremos o braço direito do seu negócio!
Descubra também sobre o Mercado Vegano: Desenvolvimento e Crescimento e se prepare para entrar nesse mercado!
Uma resposta