Você sabia que existem diferentes tipos de sais? O sal é um ingrediente presente em várias receitas e possui alguns benefícios.
Benefícios do Sal:
- Realçar o sabor;
- Contribuir para uma boa digestão;
- Conservar carnes, etc.
Há uma variedade de sais, no entanto, a quantidade de sódio entre eles é similar ao sal refinado, o que difere são as receitas em que são utilizados. Conheça mais sobre alguns sais:
Sal de mesa
Também conhecido como sal de cozinha, esse sal é extraído de depósitos de sal e depois processado para dar uma textura fina para facilitar a mistura e o uso em receitas. Ademais, é obtido a partir do sal marinho ou obtido de sal rochoso (halite), um mineral obtido por mineração de minas de sal.
Esse tipo de sal contém aditivos como os iodetos (usados como suplemento alimentar) e vários agentes antiaglomerantes. Por outro lado, ao ser refinado o sal perde boa quantidade de minerais. Dessa forma, como uma medida de saúde pública tem-se acrescimento de iodo, para prevenir o bócio (crescimento anormal da glândula tireóide).
Sal Refinado
É o mais usado na cozinha e tem menos nutrientes, sendo retirado da água do mar e passa por vários processos, como refinamento e branqueamento. Por fim, assim como ocorre no sal de mesa, adiciona-se iodo à composição, buscando prevenir o bócio.
Sal Grosso
É um sal marinho com granulação rústica. Em conjuntura disso, esse sal ganhou o título de item indispensável para um bom churrasco. Assim, sua textura grossa facilita na hora de usá-lo e salpicá-lo sobre a comida durante ou depois do preparo.
No entanto, ele não dissolve tão rápido quanto o sal de cozinha, então quando comparado à versão refinada, salga e desidrata menos a carne, além de aderir melhor ao alimento.
Sal Rosa do Himalaia
Extraído das salinas do Himalaia e sem aditivos químicos, ele é mais saudável que o sal refinado, por conseguir manter traços da sua composição original. A coloração rosada deste sal chama atenção, mas não se engane.
Assim como todos os outros sais, ele também tem uma quantidade de sódio que, se consumida acima do recomendado, pode ser prejudicial à saúde. Logo, este sal estar disponível em cristais, e em uma tábua que serve como uma chapa que vai no forno ou na grelha.
Sal Marinho
Esse sal como o próprio nome diz, origina – se do mar, ele é obtido através da evaporação da água do mar. Apesar de ter a mesma origem que o sal refinado, não contém aditivos químicos. Com isso, este sal não é processado ou sofre um processamento mínimo, esse tipo de produção mantém suas características químicas, perdidas durante o refinamento.
Afinal qual sal escolher?
O melhor sal é aquele que combina melhor com a sua receita! Para receitas do dia a dia como molhos e massas o sal de mesa, refinado ou marinho não tem erro, para um bom churrasco não pode faltar o sal grosso e ao preparar algo que libera muito líquido use a tábua de sal rosa do Himalaia. Sendo assim, por que não experimentar novas receitas e sais diferentes?
Gostou de saber mais sobre os diferentes tipos de sais? Então para mais notícias como essa fique ligado em nosso Blog e descubra muitos outros posts como esse em: https://www.cetajrconsultoria.com/alimentos-funcionais-a-grande-aposta-das-industrias/ e https://www.cetajrconsultoria.com/pigmentos-em-alimentos-sao-realmente-inofensivos/.
Além disso, nós da CETA Jr. estamos disponíveis para auxiliá-lo com nossas soluções personalizadas. Entre em contato conosco!