Em primeiro lugar, os últimos anos, com a pandemia e as mudanças nos hábitos alimentares, o Brasil sancionou em outubro de 2022 novas normas para a rotulagem de alimentos. Essa medida teve como objetivo melhorar a clareza e a legibilidade das informações presentes nas tabelas nutricionais e rotulagens. Assim os consumidores conseguirão fazer escolhas alimentares mais conscientes na hora da compra através do novo artifício das rotulagens: a lupa.
Desta forma, foi designado que embalagens fora dos conformes compradas até o dia 08/10/2023 só poderiam circular até dia 09/10 do ano seguinte. Todos os produtos a partir do dia 09/10/2024 devem estar adequados a nova embalagem em vigência, contendo as alterações da rotulagem e lupa. Clientes que desconfiarem que produtos não se encontram dentro destas adequações podem denunciar para a autoridade local. Tal fiscalização está sendo feita pelas autoridades do estado ou município, todas obedecendo às normas federais.
Principais Mudanças
- Lupa:
A lupa é a principal mudança presente na nova rotulagem, sendo uma rotulagem frontal ficará evidente para clientes se tal produto possui excesso de açúcares, sódio e gorduras.
- Legibilidade:
Tiveram diversas mudanças na legibilidade das tabelas, com inclusão de um fundo branco, aumentos das letras e aumentos na tabela em si.
Então, estas mudanças garantem uma maior segurança para as marcas dos produtos vendidos nos mercados. Assim os clientes garantem uma clareza no que consomem e podem manter uma alimentação mais saudável, algo que aumentou nos últimos anos. Além disso, a nova rotulagem irá conter alertas mais visíveis para alérgicos ou para consumidores veganos em dieta restritiva.
Por que ficar por dentro?
Todas as legislações alimentícias devem ser seguidas a riscas por produtores e lojas, estando sujeitos a fiscalização dos órgãos reguladores. Após tais mudanças, produtores que não seguirem a legislação podem ser malvistos por clientes mais exigentes, podendo receber denúncias.
Hoje existem diversos cursos e treinamentos distribuídos pelo Brasil acerca destas mudanças, adequando e aplicando elas nos produtos vendidos. Quanto mais cedo e mais adequado estiver, melhor será visto pelos clientes e terá menos chance de sofrer uma fiscalização dos órgãos responsáveis.
Por fim, gostou esta postagem? Então venha em nosso site, temos assuntos ainda mais importantes a respeito da legislação:
https://www.cetajrconsultoria.com/rastreabilidade-qrcodes-e-codigos-de-barra/