Você já deve ter ouvido os nomes probióticos e prebióticos, mas sabe o que eles significam? Sabe os prós de consumir esse tipo de item? Conheça um pouco mais dessa tendência do ramo.
Ademais, a mudança por hábitos alimentares mais saudáveis tem sido notória nos dias de hoje. Assim, devido a correria do dia a dia muitos consumidores sentem a necessidade de repor sua alimentação com produtos mais saudáveis.
Desse modo as indústrias tem investido nesse setor através de um vasto número de itens entre eles estão os probióticos e prebióticos.
O que são probióticos e prebióticos?
Sobretudo, os probióticos são micróbios vivos capazes de melhorar a microbiota intestinal, tem se como exemplos, os alimentos como:
- Leite fermentado;
- Iogurtes;
- Kombucha;
- Azeitonas Curadas;
Já prebióticos são itens que contam com tipos específicos de fibras alimentares que são compostos não digeríveis por nosso corpo.
Além disso, essas fibras são responsáveis por “alimentar” as bactérias saudáveis que habitam no trato gastrointestinal e, por fim, ajudam ainda mais a ação das mesmas. Alguns exemplos comuns são:
- Alho;
- Aveia;
- Cebola;
- Maça;
Quais as diferenças entre os dois?
Além dos prebióticos em sua maioria serem de origem vegetal eles agem de forma distinta no organismo, pois as fibras conhecidas como pectina, lignina e inulina são capazes de:
- Ajudar a absorção de nutrientes;
- Diminuir as bactérias tóxicas no corpo;
- Multiplicar as bactérias boas.
Por outro lado, os probióticos são bactérias ricas que já vivem no intestino, porém quando se tem uma flora intestinal instável o uso de alimentos como iogurte e leite fermentados são notáveis aliados, visto que, ajudam no:
- Controle da microbiota intestinal;
- Combate de doenças;
- Fortalecimento das atividades gastrointestinais.
Vale a pena consumir essa classe de alimentos?
É indicado o uso dos dois, pois há um efeito de ressarcir. O uso de probióticos atua no aumento de bactérias boas, entretanto os prebióticos multiplicam esses micróbios desse modo, ajudando a saúde do consumidor.
Por fim, a única desvantagem é o ponto de vista econômico já que não é um item de fácil acesso a todo tipo de público, contudo seu uso traz benefícios à saúde sendo assim vale o investimento.
Gostou do conteúdo e tem interesse em conhecer e produzir esses itens? Nos siga no instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro das nossas novidades. Aqui estão alguns textos relacionados a esse tema: Compostos Bioativos: Qual sua Importância nos Alimentos?, Crescimento da procura por probióticos.